Após um viajante da Índia testar positivo para a Covid-19 , o hotel em que ele está hospedado em Vitória com outros dois colegas de trabalho foi isolado pelo governo do estado na manhã de hoje. As autoridades aguardam ainda o resultado do exame que mostrará se ele está infectado com a variante indiana. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) no início desta tarde, em um evento de vacinação de portuários e aeroportuários.
De acordo com o governador, o hotel tem como hóspedes 52 adultos e 5 crianças, além de 37 funcionários. Todos eles irão ser testados para a doença e não poderão deixar o estabelecimento até serem autorizadas pela Vigilância Sanitária. Caso o resultado dê positivo, o material será enviado para a Fiocruz, onde será analisado de qual variante se trata.
"Absolutamente todas as medidas foram tomadas. Não há motivo para criar uma situação de excepcionalidade", disse o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin.
De acordo com o jornal Folha de Vitória, os indianos chegaram ao estado num voo vindo de São Paulo. O paciente que testou positivo já apresentava os sintomas de Covid-19 , quando o hotel acionou a Vigilância Sanitária. Segundo o governador, todas as pessoas com quem os viajantes tiveram contato estão sendo rastreadas e contactadas. Ele falou ainda da importância do Governo Federal adotar medidas de controle.
"Nós vamos analisar aqui no Estado para ver se podemos tomar algumas medidas nos portos e aeroportos".