Prefeitura do Rio de Janeiro avalia realizar experimento científico e vacinar toda a população da Ilha contra o novo coronavírus
Agência Brasil
Prefeitura do Rio de Janeiro avalia realizar experimento científico e vacinar toda a população da Ilha contra o novo coronavírus

O comitê científico da cidade do  Rio de Janeiro discute nesta segunda-feira, dia 31, a ideia de vacinar toda a Ilha de Paquetá contra a Covid-19, num experimento científico para avaliar os efeitos da imunização em larga escala.

A informação foi dada ao jornal O Globo pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Segundo ele, o projeto foi concebido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e por outros institutos.

"Ainda é um início de discussão. A ideia foi de um grupo de pesquisadores e a prefeitura obviamente a abraçou. Agora, vamos colocá-la como ponto de pauta", diz Soranz.

O projeto se assemelha a uma experiência desenvolvida na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, que demonstrou os efeitos de uma campanha de imunização massiva. Depois que 75% de sua população foi vacinada , o pequeno município de 45 mil habitantes teve uma brusca redução nos indicadores da Covid-19, sobretudo incidência, que antes se encontrava em patamares elevados. Os resultados do experimento foram divulgados neste domingo pelo "Fantástico", da TV Globo.

Soranz informa que os detalhes do projeto da Ilha de Paquetá ainda serão debatidos pelo comitê científico.

Você viu?

Nesta segunda-feira, a junta de especialistas também debaterá a possibilidade da vacinação de grávidas sem comorbidades.

Vacinação por idade

Começa nesta segunda-feira o calendário de vacinação da população em geral, por faixa de idade, na cidade do Rio. Até quarta-feira, serão vacinados os cariocas com 59 anos, começando pelas mulheres. Para cada idade, serão destinados três dias de imunização. Assim, a prefeitura pretende aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todos os cariocas acima de 18 anos até outubro.


Durante o mês de junho, a campanha contemplará todos aqueles acima de 51 anos. Já em julho, serão vacinadas as pessoas de 50 até 42 anos. Em agosto, receberão a primeira dose aqueles de 41 até 33 anos. O calendário segue para as pessoas de 33 a 24 anos em setembro e termina em outubro, quando contempla todos de 24 a 18 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!