Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
Tony Winston/MS
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira um acordo de de transferência de tecnologia que permitirá a produção, pela Fiocruz, dos insumos necessários para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca em território nacional. Com isso, o Brasil não dependerá mais da importação do chamado IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) da China.

O acordo foi assinado durante evento no Ministério da Saúde que contou com a presença do presidente e de outros ministros. O IFA será produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Entretanto após sucessivos adiamentos as primeiras doses 100% nacionais deverão ser entregues apenas em outubro.

Você viu?

"Foi uma encomenda que o Brasil fez desde o ano passado, quando começaram as pesquisas no Brasil e hoje esse sonho se materializa com a presença do Presidente no Ministério da Saúde", afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

Para que as doses sejam entregues, a Fiocruz precisará terminar etapas de treinamento com sua equipe e elaboração da documentação técnica. O processo ainda exigirá a produção de lotes destinados a testes de comparabilidade antes da fabricação em larga escala.

O contrato de encomenda tecnológica foi formalizado entre a Fiocruz e a AstraZeneca em setembro do ano passado. Ao todo, já foram entregues 47,6 milhões de doses ao programa Nacional de imunização. Além disso a Fiocruz também estou sem o contrato para fornecimento e 50 milhões de doses da vacina previstas para serem entregues no segundo semestre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!