Vacinação em São Paulo
André Biernath - @andre_biernath
Vacinação em São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de  São Paulo realiza neste domingo (29), a vacinação contra Covid-19 em sete parques da cidade, além de megapostos e farmácias parceiras. Os imunizantes estão disponíveis para todos os adolescentes de 12 a 17 anos de idade com qualquer comorbidade ou deficiência física permanente, além de grávidas e puérperas. Quem precisar tomar a segunda dose do imunizante também poderá procurar os postos. O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, acompanham a vacinação, às 10h, no Parque da Independência.

A pasta ressalta a importância da segunda dose para prevenir formas graves da doença e para controlar a pandemia. A meta da gestão municipal é oferecer mais opções de locais aos paulistanos para vacinação nesta fase da campanha contra a Covid-19.

Os adolescentes devem ser acompanhados pelos pais ou responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade desse acompanhamento, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Onde se vacinar:
Além dos sete parques, neste domingo (29), a capital também realizará a aplicação de primeiras e segundas doses nos megapostos (Allianz Parque e o Clube Paineiras não funcionarão), farmácias da avenida Paulista, localizadas nos números 2.371 e 266, além dos sete parques abaixo listados:

- Zona sul: Parque do Guarapiranga;
- Zona leste: Parque do Carmo e Parque Ecológico do Tietê;
- Zona oeste: Parque Villa-Lobos;
- Zona sudeste: Parque da Independência;
- Zona norte: Parque da Juventude;
- Região central: Centro Esportivo de Esportes Radicais.

Megapostos: vacinação D1 e D2. Das 8h às 17h.
Farmácias na avenida Paulista: vacinação D1 e D2. Avenida Paulista, 266 e 2.371. Das 8h às 16h
Parques: vacinação D1 e D2. Das 8h às 17h.

Vacinação
A SMS informa que, até as 17h deste sábado (28), foram aplicadas 34.756 doses de vacina contra a Covid-19 nos adolescentes com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas entre 12 e 17 anos (24% do público estimado em 140.868 jovens).

A Pasta acrescenta que, até as 13h deste sábado (28), foram aplicadas 14.119.459 doses de vacina antiCovid. São 9.277.968 primeiras doses, 4.520.586 segundas doses e 320.905 doses únicas. A cidade atingiu 103,6% do público-alvo para a primeira dose ou dose única e 52,5% para segunda dose ou dose única até o momento.

Você viu?

A partir de segunda-feira (30) ocorre a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 15 a 17 anos de idade, sem comorbidades. O público é estimado em 411.662 pessoas. O imunizante da Pfizer é o único liberado, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação em menores de 18 anos.

Também a partir de segunda-feira os adolescentes de 12 a 14 anos, sem comorbidades, poderão se cadastrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para receber eventuais doses remanescentes.

Documentos necessários
Para garantir as doses à população do município de São Paulo a SMS reforça a obrigatoriedade de apresentar documentos pessoais no ato da vacinação. Preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É preciso levar um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital. No caso dos adolescentes são aceitos documentos em nome dos pais.

Também é necessário o comprovante da deficiência (laudo médico indicando a deficiência; ou cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).

Caso não haja um documento comprobatório será possível a vacinação a partir da autodeclaração. A pessoa deverá ser informada quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal). O modelo de autodeclaração pode ser encontrado no link: http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

Para agilizar a vacinação é recomendável realizar o pré-cadastro
O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

A SMS recomenda que antes de se deslocar a um posto, o munícipe consulte a movimentação de cada local na página De Olho na Fila para escolher o melhor momento para se vacinar.

Confira a lista completa de onde se vacinar na cidade de São Paulo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!