Muitos brasileiros têm enfretado dificuldades para emitir o comprovante de imunização, com dose única ou duas doses de vacinas contra a Covid-19. É que o Ministério da Saúde disponibiliza apenas uma única mandeira de pegar o documento, por meio da plataforma Conecte SUS - pelo computador ou por aplicativo de celular.
Para acessar, é preciso fazer um cadastro e clicar no ícone da vacina para visualizar as doses tomadas. As informações podem demorar até 10 dias depois da vacinação para ficar disponíveis. O certificado pode ser emitido no mesmo espaço.
O certificado é a prova digital de que alguém está totalmente imunizado. O documento conta com um QR Code, que confirma a autenticidade, e pode ser emitido em inglês e espanhol - para quem pode precisar usar para viagens. O certificado já é aceito em alguns países para permitir a entrada de brasileiros e começa a ser uma exigência também em alguns estados e municípios em grandes eventos - o chamado passaporte da vacina.
O problema é que muitos brasileiros se queixam de não conseguir encontrar o certificado, baixar e usar o aplicativo do ministério da Saúde.
Você viu?
A analista de marketing Carolline Pimenta tomou a segunda dose no dia 18 e, até o momento, ainda não aparece para ela no Conecte SUS. “Eu gostaria de ter o certificado, porque é um direito meu. Eu tomei as duas doses. É importante”, diz.
Acumulando reclamações, o Ministério da Saúde apenas continua afirmando que o aplicativo está funcionando normalmente. Quem não tiver com o registro, o ministério orienta procurar o local da vacinação.
Baixei o #ConecteSus e me deparei com a minha carteirinha de vacinação com dados errados. Tomei as duas doses da vacina, mas consta o registro apenas da 1ª dose, e na data em que tomei a 2ª. Que confusão! É agora? Como resolver isso?
— Lílian Pereira (@Lilian_Pereira) September 3, 2021
Finalmente, depois de seis dias, consegui minha Carteira de Vacinação Digital, no #ConecteSUS !!! @minsaude , por favor, se livre do QueDroga e dos milicos, para poder melhorar os serviços prestados à população.
— Célia Bretas Tahan 🇧🇷 a Bandeira é NOSSA 🆘️ (@celiatahan) September 3, 2021
Minha 2 dose não consta no #Conectesus Já tomei há mais de 10 dias. Estado diz que mandou a info para o @minsaude este diz que o estado não mandou. E com isso fico sem minha carteira de vacinação atualizada. 🤦🏻♀️ E sem saber o que fazer.
— Letícia Braga (@LeFragoso) September 2, 2021
Eu não tenho ideia do lugar que deixei meu cartão de vacina. Cheguei tão animada da 1@ dose que nem sei 🤷🏻♀️😓.
— 🌻🌻! (@Nivea_Nascimen) September 2, 2021
Mas já baixei o app #ConecteSUS e consta lá minha 1@ dose, só não diz a data da 2@😓😓 (uma falha hem app!). Ainda bem que meu irmão tem boa memória ❤️❤️
Aí prefeito, manda arrumarem aquele app #ConecteSUS porque eu já tomei a 2ª dose há mais de 1 mês e até agora só consta a 1ª dose!
— Cadu (@cadutavs) September 2, 2021
#ConecteSUS fora do ar. Esse desgoverno não consegue colocar pra funcionar nem um app 🤦🏻♂️
— Rodrigo Setta (@RodrigoSetta) September 1, 2021
Minha vacina da COVID não consta no app ConecteSUS #conecteSUS
— Anna Beatriz Bazzano (@annabeh) September 1, 2021