Conecte SUS
Banco de imagens/Pixabay/edit
Conecte SUS

Muitos brasileiros têm enfretado dificuldades para emitir o comprovante de imunização, com dose única ou duas doses de vacinas contra a Covid-19. É que o Ministério da Saúde disponibiliza apenas uma única mandeira de pegar o documento, por meio da plataforma Conecte SUS - pelo computador ou por aplicativo de celular.

Para acessar, é preciso fazer um cadastro e clicar no ícone da vacina para visualizar as doses tomadas. As informações podem demorar até 10 dias depois da vacinação para ficar disponíveis. O certificado pode ser emitido no mesmo espaço.

O certificado é a prova digital de que alguém está totalmente imunizado. O documento conta com um QR Code, que confirma a autenticidade, e pode ser emitido em inglês e espanhol - para quem pode precisar usar para viagens. O certificado já é aceito em alguns países para permitir a entrada de brasileiros e começa a ser uma exigência também em alguns estados e municípios em grandes eventos - o chamado passaporte da vacina.

O problema é que muitos brasileiros se queixam de não conseguir encontrar o certificado, baixar e usar o aplicativo do ministério da Saúde.

Você viu?

A analista de marketing Carolline Pimenta tomou a segunda dose no dia 18 e, até o momento, ainda não aparece para ela no Conecte SUS. “Eu gostaria de ter o certificado, porque é um direito meu. Eu tomei as duas doses. É importante”, diz.

Acumulando reclamações, o Ministério da Saúde apenas continua afirmando que o aplicativo está funcionando normalmente. Quem não tiver com o registro, o ministério orienta procurar o local da vacinação. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!