Jovem é vacinado contra a Covid-19 no Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Jovem é vacinado contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

Durante a divulgação do boletim semanal sobre a Covid-19, nesta sexta-feira, a Prefeitura do Rio classificou toda a cidade com risco baixo para a doença pela segunda semana seguida. Hoje no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, há sete pacientes internados com Covid-19. Desses, apenas um tem o esquema vacinal completo, quatro com o esquema incompleto e dois não tomaram sequer uma dose da vacina.

O município também adiantou o calendário da vacinação e todos os maiores de 15 anos podem se vacinar com a segunda dose da Pfizer no intervalo mínimo de 21 dias. Na próxima semana, a prefeitura prevê concluir a dose de reforço em todos os idosos.

"Seria interessante o ministério (da Saúde) avançar a terceira dose até 30 anos para chegar no réveillon e o ano que vem com esse grupo já começando a receber. É um pleito da cidade do Rio", pediu o prefeito.

Paes falou ainda sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados mantida, segundo decreto publicado nesta sexta-feira. Todas as demais restrições foram retiradas nesta manhã.

"Tomamos uma decisão e foi publicado no Diário Oficial o encaminhamento que o comitê tinha dado para cada fase. Nesta terceira em que atingimos 75% da população (vacinada), a determinação era de liberar o uso de máscaras em espaços fechados. Me desculpo com o comitê e, pela primeira vez, não vou respeitar uma decisão deles. É um momento que saímos da epidemiologia para a antropologia e (vamos) comunicar melhor para a população. Dificilmente vamos viver um melhor cenário do que este. Tem uma questão importante do sinal e o que comunicamos. Parece que a história acabou por completo e não é assim. É mais uma medida tomada pelo pedagógico", disse o prefeito.

Na próxima segunda-feira, a cidade terá o primeiro evento oficial comemorando 75% da cobertura vacinal em toda a população.

"Faremos o primeiro evento público de celebração desse evento. O bispo Abner Ferreira vai realizar um grande encontro no Parque Madureira celebrando a vida. Teremos a maior aglomeração dessa cidade no fim da pandemia. — Queremos agradecer a vida que conseguimos salvar e orar por aqueles que não conseguimos", afirmou o prefeito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!