A partir de agora, imunizante de Oxford terá todas estapas feitas no Brasil
Reprodução/ Fiocruz Imagens
A partir de agora, imunizante de Oxford terá todas estapas feitas no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) feito no Brasil no processo de produção da vacina contra Covid-19 produzida pela Fiocruz . O IFA é usado como matéria-prima para confecção do imunizante e, até o momento, era importado. Com a aprovação da Anvisa, todos os passos da elaboração da vacina passam a ser feitos pela Fiocruz.

A vacina de Oxford, produzida em parceria pela AstraZeneca e a Fiocruz, foi aprovada para uso emergencial no dia 17 de janeiro de 2021, obtendo em seguida o registro definitivo. O imunizante é uma das principais plataformas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

"Na prática, a decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil" , diz a nota da Anvisa.

Para aprovar o IFA brasileiro, a Anvisa analisou se o produto teria o mesmo desempenho que seu similar desenvolvido no exterior. A análise mostrou que o insumo mantém o mesmo desempenho do produto importado. Desde maio do ano passado, a Fiocruz produziu lotes testes para submeter à Anvisa.

"A decisão desta sexta-feira (7/1) conclui a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado" , afirma o comunicado.

Drop here!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!