Pasta afirmou que é a favor da inclusão de pessoas de 5 a 11 anos no plano de imunização contra Covid-19
Jefferson Peixoto/Secom
Pasta afirmou que é a favor da inclusão de pessoas de 5 a 11 anos no plano de imunização contra Covid-19


Diante do retorno das aulas presenciais da rede municipal na próxima segunda-feira (7), a Secretaria de Saúde (SMS) da cidade de São Paulo vai abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 17h no sábado (5). O objetivo é intensificar a vacinação antiCovid em crianças de 5 a 11 anos.


Além disso, equipes de agentes comunitários de saúde (ACSs) vão fazer busca ativa com visitas em domicílio para detectar os motivos pelos quais algumas crianças ainda não foram imunizadas. A gestão pontua que a iniciativa é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis que trabalham ou possuem outros compromissos durante a semana possam levar seus filhos para serem vacinados contra a Covid-19.


No sábado, a UBS Brás é a única que permanecerá fechada por conta de uma mudança de endereço. A partir do dia 7, a unidade irá funcionar na rua Joaquim Nabuco, 165, Brás. Enquanto isso, os moradores da região poderão recorrer à Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Pari (Rua das Olarias, 503) e também à UBS Belenzinho (avenida Celso Garcia, 1.749).


Para a vacinação, as crianças deverão estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), carteirinha de vacinação e comprovante de endereço. Vale lembrar que crianças de 5 anos ou imunossuprimidas continuam recebendo exclusivamente a Pfizer pediátrica. Elas precisam apresentar a documentação médica que comprove a condição.


“Com o retorno das aulas presenciais, é fundamental ampliar e estimular a imunização no público infantil para preservar a saúde das nossas crianças", afirma o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.


Até esta quinta-feira (3), a  SMS já aplicou 586.707 doses em crianças de 5 a 11 anos, alcançando uma cobertura vacinal de 54,2% desse público. A população ainda não completamente vacinada pode consultar a unidade mais próxima de sua residência por meio da página Busca Saúde .

Leia Também


Quanto à consulta de disponibilidade de doses pediátricas da vacina antiCovid e a movimentação das unidades pode ser feita pela plataforma De Olho na Fila . Assim, os pais ou responsáveis podem verificar as informações com antecedência para se dirigir aos postos no horário mais conveniente.


Vacinação para adolescentes e adultos

Adolescentes e adultos que ainda não se vacinaram ou completaram o ciclo vacinal também poderão aproveitar o sábado (5) para a imunização nas UBSs, das 8h às 17h, e nas 79 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 8h às 19h. Estão disponíveis primeira dose (D1), segunda dose (D2) e doses adicionais (DAs).


Além de realizar a vacinação, as  UBSs que atuam como polos vão funcionar para o atendimento das pessoas com sintomas gripais sem a necessidade de agendamento prévio. Haverá ainda busca ativa com visitas a casas para imunizar adultos com a segunda ou dose adicional atrasadas.


No caso desse grupo, foram aplicadas ao todo 26.702.894 doses, sendo 11.328.078 D1, 10.147.372 D2, 4.891.733 DAs e 335.711 doses únicas (DUs). A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos de idade está em 109,6% para D1+DU, em 104,9% para D2+DU e em 53% para DA. 


Em adolescentes, de 12 a 17 anos, foram aplicadas 956.342 D1, representando uma cobertura vacinal de 113,6%. Também foram aplicadas 804.873 D2 nesse público, com índice de cobertura de 95,4%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!