Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
Tony Winston/MS
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o possível caso de Deltacron em Santana, no Amapá é, na realidade, uma coinfecção das variantes Delta e Ômicron. O resultado foi obtido a partir de procedimento laboratorial realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e concluído nesta sexta-feira. Outra infecção em potencial, desta vez em Afuá, no Pará, continua em análise.

— Caso do Amapá descartado. (O do) Pará permanece em investigação — disse ao GLOBO.

O resultado confirma o que já havia sido anunciado pelo superintendente de vigilância em Saúde do Amapá. Assim, o paciente se contaminou com as duas cepas ao mesmo tempo, sem mistura de material genético.

A pasta anunciou na manhã de terça-feira o Brasil havia confirmado dois diagnósticos da nova linhagem, o que representaria uma recombinação genética da Delta e da Ômicron. Documento obtido pelo GLOBO, contudo, mostrou que o resultado dos sequenciamentos genéticos feitos pela Fiocruz para determinar se os casos até então sob suspeita ainda precisavam ser confirmados por meio de outros procedimentos laboratoriais.

Leia Também

Diante desse cenário, Queiroga recuou horas depois e afirmou que os casos estavam em investigação, com previsão de resultado para esta sexta. A Deltacron é híbrida, ou seja, recombina geneticamente as duas cepas, o que levou ao nome. O gene que codifica a proteína de superfície do vírus, chamada como spike, vem quase totalmente da Ômicron. O restante, da Delta.

Essa variante foi detectada pela primeira vez no Chipre. Segundo autoridades do Reino Unido, a hiótese é que a cepa tenha evoluído a partir da coinfecção por Delta e Ômicron.

Procurada pelo GLOBO, a Fiocruz não confirmou o resultado e informou que esclarecimentos deveriam ser prestados pelo ministério e pelas secretarias de Saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!