Vacinação de idosos de 83 anos contra Covid-19
Nailana Thiely / Ascom Uepa
Vacinação de idosos de 83 anos contra Covid-19

O Ministério da Saúde avaliará dados epidemiológicos nesta terça-feira para bater o martelo sobre a disponibilização da quarta dose da vacina contra a Covid-19 à população com mais de 80 anos. A tendência é que a pasta autorize para essa faixa etária mais uma aplicação.

Na análise serão consideradas informações enviadas pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, formada por membros do governo e colaboradores externos, e dados do próprio Ministério da Saúde. Internamente, um documento técnico deve ser elaborado para embasar a decisão.

Atualmente, a pasta recomenda uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 apenas para a população imunossuprimida com mais de 12 anos. São pessoas com deficiências no sistema imune, como transplantados e soropositivos para HIV.

A expansão da vacinação com uma quarta dose se tornou alvo de disputa política, ao ser adiantada em algumas localidades. Em São Paulo, o governador João Doria anunciou a dose adicional em fevereiro, independentemente da diretriz que seria adotada pelo Ministério da Saúde.

Questionado pela imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, rebateu Doria, criticando o que chamou de "interferência" de governadores no processo decisório sobre imunização.

— Essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera esse processo, até porque é quem tem a obrigação de garantir aos brasileiros esse direito — afirmou Queiroga, na ocasião.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!