Reunião debaterá medidas para pandemia chegar ao fim
Ansa
Reunião debaterá medidas para pandemia chegar ao fim


A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (18) que uma segunda Cúpula Global da Covid-19 será realizada virtualmente no próximo dia 12 de maio para os países debaterem os esforços para a pandemia chegar ao fim e para enfrentar futuras ameaças sanitárias.

A medida foi divulgada pelo governo americano em comunicado conjunto dos grupos G7 e G20. "O surgimento e a disseminação de novas variantes, como a Ômicron, reforçam a necessidade de uma estratégia voltada para o controle da Covid-19 em todo o mundo", diz o texto.

O encontro ocorrerá de forma virtual, sob a coordenação de Estados Unidos, Alemanha (ocupa a presidência do G7), Indonésia (à frente do G20), Senegal (presidência da União Africana) e Belize (Comunidade do Caribe).

"A cúpula redobrará nossos esforços coletivos para encerrar a fase aguda da pandemia de Covid-19 e se preparar para futuras ameaças à saúde", disseram os países.

Leia Também

A reunião virtual deve ser baseada nos esforços e compromissos definidos na primeira cúpula global em setembro. Além disso, os países vão falar sobre vacinação, testes e tratamentos para populações de maior risco, financiamento para pandemias futuras, entre outros assuntos.

"Sabemos que devemos nos preparar agora para construir, sustentar e financiar a capacidade global de que precisamos, não apenas para as variantes emergentes da Covid-19, mas também para futuras crises de saúde", acrescentou a nota.

O anúncio é feito no momento em que há um aumento de casos de Covid-19 em partes dos Estados Unidos e em outros locais do mundo, devido a variantes mais transmissíveis do vírus. A cidade norte-americana de Filadélfia, inclusive, voltou a exigir o uso de máscaras em todos os espaços públicos fechados para combater a pandemia.

Já Xangai, na China, por exemplo, está tentando voltar a normalidade após ficar quase três semanas paralisada por conta do aumento no número de novos casos. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!