Governo sanciona medida que autoriza doação de vacinas contra Covid
Rovena Rosa/Agência Brasil - 19.01.2022
Governo sanciona medida que autoriza doação de vacinas contra Covid

O governo federal sancionou a medida que autoriza a doeação, em caráter humanitário, de imunizantes contra a Covid-19 aos países mais afetados pela pandemia.

A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), deste sexta-feira (20). O Senado Federal aprovou no dia 12 de maio a Medida Provisória Nº 1.081/2021. Como não houve modificações no texto, o ato seguiu para a promulgação.

“As doações serão efetivadas em termo firmado pelo Poder Executivo federal por intermédio do Ministério da Saúde. As despesas decorrentes do transporte dos imunizantes correrão à conta do país destinatário da doação ou à conta de dotações orçamentárias do governo federal ou de outros colaboradores”, diz a publicação.

Ainda não é confirmado o que a determinação prevê, mas é provável que elas ocorram por intermédio do Ministério da Saúde. As despesas do transporte dos imunizantes poderão correr por conta do país destinatário, de dotações orçamentárias do governo federal ou de outros colaboradores.

“Compete ao Ministério da Saúde definir os quantitativos e os destinatários dos imunizantes doados, ouvido o Ministério das Relações Exteriores”, pontua o texto.

Segundo a publicação, a efetivação do processo dependerá da manifestação de interesse e da anuência de recebimento pelo país beneficiado. Os imunizantes doados não acarretarão em prejuízo ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, conforme sustenta o Executivo federal.

O governo federal afirma que a falta de acesso justo e equitativo às vacinas contra a doença “dificulta a superação do cenário pandêmico mundial e das crises dele decorrentes”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!