Vacina anticovid afeta o ciclo menstrual, diz estudo
Rachel Schraer - Repórter de saúde da BBC
Vacina anticovid afeta o ciclo menstrual, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois juntamente com a Escola de Medicina da Universidade de Washington constatou que 42% dos participantes que disseram ter ciclo menstrual regular notaram aumento do fluxo após terem sido vacinados contra a Covid-19.

O estudo foi publicado na revista científica Science Advances nesta última sexta-feira (15).

Entre as participantes que normalmente não menstruam, 71% dos que usam anticoncepcionais, 39% das que fazem tratamento hormonal e 66% entre as que estão na pós-menopausa contaram que houve um sangramento inesperado.

Desde o início da vacinação em massa, muitas pessoas que menstruam passaram a relatar mudanças nos seus ciclos depois de receberem as injeções, o que levou as universidades a iniciarem uma pesquisa on-line em abril de 2021.

Em 3 meses, a equipe recebeu mais de 39.129 respostas de indivíduos entre 18 e 80 anos sobre seus ciclos menstruais. Todos os entrevistados foram totalmente vacinados contra a covid-19 com imunizantes da Pfizer, Moderna, Janssen ou outro aprovado fora dos EUA, onde o estudo foi conduzido. Além disso, os participantes não tiveram covid ou não sabiam caso tenham sido infectados.

“Acho importante que as pessoas saibam que isso pode acontecer, para que não fiquem com medo, não fiquem chocados e não sejam pegas sem suprimentos”, disse Katharine Lee, antropóloga biológica da Escola de Medicina da Universidade de Washington e autora principal do estudo. Lee salientou que os resultados não foram comparados com o de pessoas não vacinadas.

De acordo com a especialista, existe a possibilidade das que observaram alterações em seus ciclos após a vacinação tenham sido mais propensas a participar da pesquisa. De qualquer forma, o resultado não difere do que outros estudos menores sobre o mesmo tema já haviam constatado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!