Foto mostra fabricação de comprimido da Pfizer contra a Covid-19
Divulgação/Pfizer
Foto mostra fabricação de comprimido da Pfizer contra a Covid-19

Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ), a venda nas farmácias brasileiras do  remédio Paxlovid , desenvolvido pela fabricante Pfizer e que atua no tratamento de pessoas infectadas pela  Covid-19 .

medicação é formada por dois antivirais — nirmatrelvir e o ritonavir — que juntos bloqueiam uma enzima do vírus  SARS-CoV-2  vital para a replicação no corpo. O  remédio será fornecido para as farmácias e para hospitais particulares do país, segundo a  Anvisa .

Nas farmácias, será necessário a apresentação da prescrição médica (receita) para a compra. O  Paxlovid ainda apresentará uma bula e rotulagem em língua portuguesa e espanhol, porém ambos na versão europeia. O valor do  medicamento ainda não foi divulgado.


Anvisa ainda deixa claro que o  remédio deverá ser usado apenas no  tratamento  de  Covid-19 de adultos, que não necessitam de oxigênio suplementar e que possuem um risco de progressão da doença elevado. Para essas pessoas, sera ministrado os dois comprimidos, ingeridos por via oral juntos, duas vezes ao dia, num período de 5 dias.

Dentre os motivos da agência  liberar a venda está presença dele no mercado privado de outros países, ao qual foi aprovado por autoridades internacionais, como Estados Unidos e Canadá. Além disso, levou-se em consideração a crescente de casos no país, com as novas subvariantes da Ômicron.

A diretora relatora da  Anvisa , Meiruze Freitas, afirmou que a vacinação continua sendo o melhor meio de prevenir contra a  Covid-19 e o agravamento da mesma. Mas reforçou que a venda do medicamento no mercado privado é uma medida que aumenta a facilidade do  tratamento contra a doença. Vale ressaltar que a  Pfizer  deverá priorizar o abastecimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!