Usar máscara facial é melhor do que aplicar hidratante no rosto?
Ana Paula Ferreira
Usar máscara facial é melhor do que aplicar hidratante no rosto?

A máscara facial é um produto que faz parte da rotina de beleza de muitas pessoas. No entanto, ainda há dúvidas sobre sua eficácia em comparação aos hidratantes . Afinal, ela tem ou não mais benefícios que os cremes?

“Os benefícios das máscaras faciais para a pele é que elas trazem uma maior penetração dos ativos que estão presentes nessa máscara. Elas proporcionam uma penetração mais profunda e mais perfeita desses ingredientes na pele”, explica a dermatologista Mônica Aribi .

Segundo a profissional, isso acontece porque a máscara forma um sistema de oclusão, em que os nutrientes e ativos dos cosméticos entram em contato com a pele, ao mesmo tempo que há o impedimento para que a água evapore.

Continua após a publicidade

“Dependendo do princípio ativo em questão, a função varia: se a máscara for com ácido hialurônico há função de hidratação, se for com retinol há renovação celular, se for com vitamina C auxilia no clareamento da pele e tem efeito antioxidante, e assim por diante”, aponta a dermatologista Paola Pomerantzeff .

No entanto, a profissional ressalta que, apesar dos benefícios, as máscaras não substituem os cuidados prescritos pelo profissional. “O efeito da máscara costuma ser mais transitório”, pontua a médica.

Como usar uma máscara facial?

Os passos adequados para se aplicar uma máscara facial , que pode ser em cosmético ou em tecido embebido de ativos cosméticos, são:

Continua após a publicidade
  1. Higienizar bem a pele;
  2. Aplicar um tônico, que é um produto que vai completar a limpeza da pele;
  3. Com a pele totalmente limpa, aplicar a máscara.

“Em alguns casos, pode ser feita uma leve esfoliação para quebrar um pouco a camada córnea e fazer com que os produtos tenham maior facilidade de penetração. Dessa forma, o objetivo dessa máscara pode ser atingido”, afirma Mônica.

Quanto ao tempo de uso da máscara na face e a frequência com que ela deve ser usada variam de acordo com o princípio ativo em questão, o skincare e tipo de pele de cada pessoa. “Não há regra. Na verdade, é bastante variável”, aponta Paola.

Por fim, Monica ressalta um cuidado importante: após o uso da máscara, não é indicado aplicar produtos muito oleosos. “Isso pode deixar um manto em cima da pele muito espesso, entupir os poros e causar foliculite . Se a aplicação for feita de manhã, o produto ideal após a máscara é um filtro solar com cor ou uma base com filtro solar”, ela finaliza.

Continua após a publicidade
Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!