Com sabor suave, o chuchu é um vegetal que está presente na alimentação de muitas pessoas. Quem não tem o hábito de consumi-lo, contudo, deveria começar já.
Isso porque esse é um alimento que, além de fácil e versátil para preparar, também contribui de diferentes formas para a saúde e para a beleza, em especial do cabelo .
Benefícios do chuchu
De acordo com o nutricionista e professor Paulo Júnior, o chuchu possui bastante água na sua composição , o que, por si só, já oferece benefícios para o organismo.
“Esse vegetal fortalece os ossos, evita o surgimento da osteoporose , fortifica o sistema imunológico e gera energia para a rotina diária. Por conta das fibras dietéticas, é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue.”
Além de ser uma excelente opção para pessoas com diabetes , o vegetal também é recomendado para as mulheres grávidas. “O ácido fólico é considerado um suplemento essencial na gestação, pois ajuda no desenvolvimento do bebê. O chuchu ainda possui poucas calorias, potássio, antioxidantes e diversas vitaminas”, afirma Paulo.
Quem quer uma ajudinha extra nos cuidados com os cabelos, também pode começar a lançar mão de receitas com chuchu.
Paul Júnior explica que, em relação aos fios, os componentes desse vegetal são benéficos para a hidratação , os deixando mais fortes e brilhosos.
“A grande quantidade de água, o zinco e a vitamina E são fatores que favorecem essa mudança no aspecto deles”, aponta o profissional.
Além disso, ele também ganha pontos por ter folhas, brotos, polpa, sementes e casca que podem ser ingeridos, tornando-o uma opção de ingrediente para os mais variados pratos, de saladas a sopas.