Em postagens do TikTok, perfis especializados em skincare mostram os “milagres” dos séruns que prometem acabar com as olheiras. No início do vídeo, a pessoa aparece com a área abaixo dos olhos mais inchada e escurecida. Então, depois de aplicar um “roller” com pedra de jade na ponta, o local aparece menos pigmentado.
Extrato de aveia, drone éris, pullulan e gluconolactona são alguns dos componentes encontrados nesse tipo de produto, que anda fazendo bastante sucesso nas redes sociais.
Realmente, esses ingredientes podem trazer benefícios, como uma maior hidratação e suavização da pele. Contudo, especialistas ressaltam que a eficácia de cremes, loções e séruns para as olheiras depende de outros fatores, como resposta individual ao tratamento e tipo da olheira em questão.
Então, antes de gastar dinheiro com as dicas que circulam na internet, que tal entender um pouco melhor sobre as olheiras?
Tipos de olheiras
De acordo com Ana Karina Bernardo Nascimbem, dermatologista da Clínica Liliane Oppermann, vários tipos de olheiras: pigmentadas, bolsas de gordura, sulco profundo, flacidez da pele e presença das rugas. E uma pessoa pode ter mais do que apenas um tipo.
Olheira escura
A olheira escura tem duas causas: a primeira é a pigmentação da pele das pálpebras inferiores pela melanina, com coloração em diferentes tons de castanho. A outra causa é a pele muito fina que permite a visualização dos vasinhos capilares (olheira vascular) que também dão um aspecto mais escuro para as olheiras mas nesse caso a cor tende a ser mais do rosa ao arroxeado.
Olheira estrutural
A olheira estrutural acontece pela falta ou rearranjo de tecido abaixo dos olhos, gerando uma sombra na região periocular que escurece a área; conhecida como “olheira de cansaço”.
Bolsa de gordura
Já as bolsas de gordura que normalmente estão sendo contidas pelos músculos e ligamentos da área palpebral se formam pela associação da flacidez da pele e enfraquecimento desses músculos e ligamentos permitindo o deslizamento dessas estruturas para a área das pálpebras inferiores.
Sulcos profundos
Os sulcos profundos podem ser de origem genética (quando se iniciam em idade mais precoce) ou também com o passar da idade por mudanças da estrutura óssea da região associada a flacidez da pele, músculo e ligamentos. “A flacidez e as rugas surgem com o decorrer da idade devido a perda do colágeno e elastina da pele, piorado pela exposição solar e hábitos não saudáveis de alimentação e tabagismo, por exemplo” conta a profissional.
Como cuidar das olheiras
Creme à base de cafeína
Sim! A cafeína pode ser um ótimo aliado na hora de reduzir e melhorar a aparência de suas olheiras. “Os cremes a base de cafeína podem ajudar pois esse ativo melhora a drenagem da área das olheiras ao ativar a microcirculação local tendo ação descongestionante. Além disso a cafeína tem propriedades antixoxidantes que podem ajudar a reduzir a formação de rugas e protege a pele local contra a ação dos radicais livres” compartilha Ana.
Colheres geladas
Uma ótima maneira de se livrar de olheira vascular e do inchaço causado pela drenagem insuficiente são as colheres geladas. A aplicação de uma colher gelada promove a contração dos vasos sanguíneos da região com isso reduzindo o inchaço e a cor rosa arroxeada das pálpebras inferiores.
“Você pode deixar as colheres no congelador na noite anterior e retirar no dia seguinte e então aguardar alguns minutos para que a colher atinja uma temperatura adequada e então deixar em contato com a região por cerca de 30 segundos. Cuidado apenas para não aplicar a colher logo ao retirá-la do congelador pois a pele das pálpebras inferiores é muito fina e pode acontecer uma queimadura pelo frio!” alerta Ana. “Aguarde alguns minutos (mais ou menos 20 minutos) ou envolver a colher numa gaze umedecida. Se preferir pode colocar a colher em água gelada com cubos de gelo por alguns minutos para então utilizá-las. Depois aconselho a aplicação de um creme hidratante adequado para a área dos olhos antes do filtro solar”.
Tratamentos estéticos
A dermatologista diz que a pigmentação por melanina pode ser tratada com peelings, lasers e luz pulsada. Já a coloração secundária ao vasinhos capilares pode ser melhorada com lasers e luz intensa pulsada.
A dermatologista Maria Eduarda Pires também indica o tratamento com ácido hialurônico para as olheiras estruturais. “Existem chances do tratamento escolhido não obter os resultados desejados apenas com produtos dermatológicos de uso tópico, nesses casos o ideal é realizar protocolos de luz intensa pulsada, laser ou uso de ácidos como o kójico e o tranexâmico injetáveis no local”.
Mude seu estilo de vida
Além da skincare , colheres e tratamentos, é preciso fazer algumas alterações na alimentação para melhorar a aparência das olheiras. “Evitar excesso de sal já é um primeiro passo, e lembrando que o sal pode estar “escondido” em alimentos industrializados, evitar excesso de bebidas alcoólicas, dormir bem e fazer uso do filtros solar!” compartilha Ana.