Durante a primavera, o aumento da exposição solar e da umidade pode provocar mudanças significativas no couro cabeludo e nos fios, entre elas, a piora da oleosidade e o ressecamento. Para manter o cabelo saudável nesta época, é fundamental renovar a rotina de cuidados. A seguir, o Dr. João Gabriel Nunes , tricologista e fundador do Centro Médico Capilar, compartilha algumas dicas!
Dicas para cuidar do cabelo na primavera
1Equilíbrio entre limpeza e hidratação
Para lidar com o aumento da oleosidade durante a primavera, é recomendado lavar o cabelo com mais frequência, impedindo o acúmulo de resíduos. No entanto, isso não significa que você deve exagerar. Duas ou três lavagens por semana costumam ser suficientes para a maioria das pessoas.
Além disso, para repor toda a água que os fios perdem com a exposição solar e evitar a perda de brilho , é fundamental reforçar a hidratação, além de proteger o cabelo com acessórios e produtos desenvolvidos com filtros UV.
Ou seja, a dica é saber equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo com a hidratação dos fios.
Os produtos certos
O médico indica utilizar shampoos que ajudem a controlar a oleosidade, mas que sejam suaves, e condicionadores leves, para hidratar sem pesar.
“ Máscaras hidratantes com ativos nutritivos , como karité ou óleo de coco , vão ajudar a repor a umidade, e os protetores térmicos ou leave-in com proteção solar vão ser essenciais para blindar os fios contra maiores danos”, afirma.
3Preparo para o verão
Para encarar o verão sem prejudicar os seus cabelos, os cuidados precisam começar antes mesmo da temporada mais quente. Ainda na primavera, o especialista destaca que é importante caprichar no cronograma capilar .
“É possível manter uma rotina de hidratação intensa, alternando entre hidratações e nutrições para cuidar da saúde dos fios e preparar para as agressões comuns do verão, como o sol, o cloro e o sal . É bom, também, apostar em tratamentos reconstrutores com queratina e proteínas. Por fim, evite ao máximo procedimentos químicos agressivos muito próximo à chegada do verão, para não fragilizar o cabelo”, reitera.