Com o aumento do sedentarismo e das longas jornadas em frente ao computador, as doenças da coluna têm se tornado uma preocupação crescente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial já teve ou terá dor nas costas em algum momento da vida.
Para prevenir problemas nessa estrutura do nosso corpo, é fundamental adotar algumas práticas. A seguir, o Dr. Lucas Sangoi Alves , especialista em Ortopedia e Traumatologia, revela os cuidados mais importantes para manter a coluna saudável.
Como prevenir doenças da coluna?
Cuide da postura
Manter uma boa postura durante as realizações das atividades diárias é fundamental. “Ao sentar, mantenha os pés nos chão e use cadeiras com suporte lombar . Em pé, distribua o peso igualmente entre os pés e evite ficar na mesma posição por longos períodos”, orienta o médico.
Fuja do sedentarismo
Para cuidar da saúde do organismo, é indispensável praticar atividades físicas regularmente . Exercícios de fortalecimento para a região do core são muito indicados para aumentar a estabilidade da coluna. “Já os alongamentos ajudam a desenvolver a flexibilidade”, completa o especialista.
O médico alerta: “Ao levantar objetos muito pesados , sempre dobre os joelhos e mantenha a carga próxima ao corpo, evitando torções que possam prejudicar a coluna”.
Vale lembrar que se movimentar também contribui para o controle do peso corporal , reduzindo a pressão sobre a coluna e prevenindo dores.
Tenha uma alimentação equilibrada
No dia a dia, dê preferência ao consumo de alimentos nutritivos , ficando longe de ultraprocessados, frituras, fast foods, refrigerantes e doces em excesso. Além disso, não se esqueça de beber bastante água.
“A hidratação adequada e a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D são essenciais para a saúde óssea”, fala.
Durma bem
O sono é essencial para a saúde e a recuperação de todo o nosso corpo, incluindo, é claro, a coluna vertebral. “Um bom colchão e travesseiros adequados são fundamentais para uma boa noite de sono e para manter a postura da coluna enquanto dorme “, finaliza o Dr. Lucas.