O extrato de própolis é um grande aliado na redução de infecções que aumentam a indecência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e Covid-19 .
Um dos fatores que provocam o aumento na transmissão é o comportamento das pessoas, que permanecem mais tempo confinadas em espaços fechados e sem ventilação. Com isso, sintomas como o ressecamento das vias aéreas podem causar desconforto, dificultar a respiração e piorar quadros de sinusite , bronquite, asma e rinite.
Segundo a nutricionista funcional e esportiva, Carolina Padilha , além da vacinação contra gripe e a Covid-19, outros cuidados complementares são fundamentais para manter a imunidade alta, como o uso contínuo da própolis, que pode ser consumida de diferentes formas, como os tradicionais extratos com água, em chás e até mesmo em shots matinais , além da forma em sprays associados ao mel e extratos de plantas, para cuidar da saúde da boca e garganta.
Benefícios do extrato de própolis
O uso do extrato de própolis , de acordo com a profissional, contribui para o fortalecimento da imunidade por ter compostos que agem na ativação de macrófagos, que são células de defesa do organismo e que têm o papel de combater vírus e bactérias.
“Eu costumo recomendar a própolis para os pacientes que chegam no meu consultório com a imunidade baixa porque seus compostos contribuem diretamente para a imunomodulação”, conta a nutricionista.
“Já pude constatar a ação da própolis durante o acompanhamento nutricional dos meus pacientes, que acontece por pelo menos 3 meses, onde eles relatam redução de casos de gripes e resfriados , inclusive rinites e sinusites que reduzem a frequência”, completa.
Andresa Berretta , farmacêutica responsável pelo Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa Apis Flora, isso ocorre porque a própolis possui uma variedade de compostos que são responsáveis por propriedades como:
- Anti-inflamatória;
- Antibacteriana;
- Antifúngica;
- Antiviral;
- Antioxidante.
“A própolis é cientificamente comprovada como aliada à saúde por sua atividade antibacteriana e antiviral contra cepas que causam infecções do trato respiratório superior, sendo usado como agente terapêutico para prevenir algumas doenças”, explica ela.