Praticar atividade física é fundamental para manter o bem-estar físico e mental. No entanto, se os treinos fazem parte do seu estilo de vida, provavelmente você já percebeu que a transpiração excessiva, o atrito constante e o acúmulo de suor podem comprometer a saúde e aparência dos cabelos, deixando-os ressecados, frisados e com um aspecto opaco. Mas, a boa notícia é que todos esses problemas podem ser evitados com cuidados simples antes de se exercitar . Confira a seguir!
Dicas de como proteger os cabelos para o treino
Use shampoo a seco
Divida o cabelo em seções e borrife o produto na raiz , ao menos uma hora antes de começar a se exercitar. E massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos.
O shampoo a seco funcionará como uma barreira e irá absorver o suo r, por isso é melhor aplicá-lo apenas próximo do horário de treinar para que o produto esteja bem “fresco”.
Assim, seu cabelo ficará ótimo depois dos exercícios. Isso evita que você tenha que lavá-los com tanta frequência. Entretanto, tenha em mente que esse tipo de shampoo não substitui a lavagem e, por isso, não deve ser utilizado de forma exagerada .
Prenda o cabelo
Além de ser uma opção bem mais prática, manter os cabelos presos durante a prática de atividade física é fundamental para que eles não embaracem ou fiquem em contato direto com o suor .
“Atenção: não tensione muito o elástico , pois pode causar quebra e danos aos fios. Opte por penteados mais soltos e gentis com os cabelos”, alerta o dermatologista Dr. Amilton Macedo .
Utilize um protetor térmico/leave-in
Aplicar um creme de proteção térmica ou leave-in antes ajuda a minimizar os efeitos negativos que podem aparecer em razão da transpiração e do calor , prevenindo o embaraço, a quebra e o frizz. Também é indicado o uso do produto se houver a intenção de utilizar secador ou chapinha após a rotina de exercícios físicos.
Proteja os cabelos do sol
“Se estiver se movimento em um parque, em uma praça ou em outros ambientes abertos, use um chapéu ou boné para proteger os cabelos dos danos causados pelos raios solares “, recomenda o médico.