A quinoa é uma semente originária da região dos Andes, especialmente Peru e Bolívia, frequentemente considerada um superalimento devido à sua riqueza nutricional. Apesar de ser tratada como um grão, ela botanicamente é uma semente pertencente à família Chenopodiaceae, assim como a beterraba e o espinafre.
Rica em proteínas de alta qualidade , a quinoa contém todos os aminoácidos essenciais , sendo uma excelente fonte de proteína vegetal.
Além disso, possui um alto teor de fibras , contribuindo para o funcionamento intestinal, a saciedade e o controle do colesterol . Também é fonte de magnésio, ferro , zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes.
Como preparar quinoa para não dar gases?
A quinoa contém saponinas, compostos naturais presentes na casca que, além de terem sabor amargo, podem causar desconforto gástrico e formação de gases . Além disso, seu alto teor de fibras também pode desencadear a formação de gases em pessoas com sensibilidade digestiva . Veja como preparar quinoa para não dar gases:
- Lavar bem : Enxágue a quinoa em água corrente esfregando as sementes com as mãos ou em uma peneira fina. Isso remove a maior parte das saponinas.
- Deixar de molho : Mergulhe a quinoa em água por 2 a 4 horas antes de cozinhar, depois enxágue novamente.
- Cozinhar adequadamente : Cozinhe em água abundante por cerca de 15 minutos ou até que as sementes estejam macias.
- Fazer uma introdução gradual : Comece com pequenas quantidades para permitir que o organismo se adapte.
- Combinar com especiarias : Use temperos como gengibre ou cominho, que ajudam na digestão e reduzem gases.
Gaby Esteves, nutricionista da Clínica Ginelife (@clinicaginelife)