A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça . Até o momento, as causas exatas para o aparecimento desse tipo de dor de cabeça ainda não são bem definidas.
Contudo, existem diversos fatores que podem contribuir para o aparecimento ou piora desse quadro, por exemplo, tensão muscular, estresse, posturas inadequadas , insônia, desidratação, fome e fadiga.
Condições como ansiedade e depressão também favorecem o surgimento dessas dores. Além disso, calor intenso, ambientes com muito barulho ou muita iluminação também podem desencadear crises de dores.
Como identificar uma dor de cabeça tensional?
A dor de cabeça tensional geralmente é caracterizada por uma sensação de pressão ou aperto , como se houvesse uma faixa apertada ao redor da cabeça.
Ela costuma ser bilateral e apresentar leve a moderada intensidade . Diferente da enxaqueca , não costuma haver náuseas ou hipersensibilidade à luz e ao som.
O que fazer para evitar a dor de cabeça tensional?
Para prevenir dores de cabeça tensionais , é fundamental adotar estratégias de manejo e controle do estresse , praticar atividades físicas regulares, manter uma postura adequada e garantir um sono de qualidade.
Técnicas de relaxamento , como alongamentos, exercícios de respiração e pausas regulares no trabalho , também são recomendadas para evitar a tensão muscular que contribui para esse tipo de dor.
Dr. Felipe Mendes, neurocirurgião e membro da Sociedade brasileira de Neurocirurgia. Instagram: @drfelipemendesneuro