7 frutas para quem quer emagrecer
Amanda Panteri
7 frutas para quem quer emagrecer

Você já ouviu falar que as frutas podem atrapalhar o processo de emagrecimento ? Pode deixar essa ideia para lá, pois esses alimentos são extremamente benéficos para a saúde e devem fazer parte de um cardápio equilibrado (inclusive de quem deseja perder peso). Por isso, veja a seguir as melhores opções:

Frutas têm açúcar? Engordam?

Frutas têm açúcar, mas um tipo diferente. “Ele é menos concentrado que o dos doces e sua absorção é mais lenta porque está acompanhado de fibras, que as frutas também oferecem”, diz a nutricionista funcional Cristina Martins, do Rio de Janeiro.

Como elas são ricas em minerais e vitaminas, nem pense em tirá-las do cardápio por medo de engordar . É melhor controlar outros carboidratos, como pães e biscoitos, e manter o consumo de cinco porções de frutas ao dia.

Se o seu objetivo é emagrecer, desça esse número para três, mas não menos que isso. “Há apenas restrições em casos de pessoas com diabetes ou em dietas muito rígidas por questão de saúde”, diz a especialista. Lembre-se ainda de que é sempre melhor comer a fruta do que beber o suco dela, pois, ao coar o líquido, você joga muitas fibras fora.

Quais as melhores frutas para quem quer emagrecer?

Lembrando que não existe milagre: nenhuma fruta, sozinha, vai te fazer perder peso ou engordar. O ideal é incluí-las em uma dieta saudável e calculada por um nutricionista. No mais, confira boas opções:

Frutas cítricas

As frutas cítricas – incluindo laranjas, mexericas, limões e abacaxis – são ótimas fontes de vitamina C , fibras, potássio e fitonutrientes, têm propriedades antiinflamatórias e desintoxicantes e podem melhorar a saúde do coração, como mostram pesquisas .

Continua após a publicidade

Maçãs

Você sabe o que dizem: uma maçã por dia mantém doenças longe. Isso pode muito bem ser verdade quando você analisa todos os benefícios nutricionais de uma maçã. Repletas de fibras, vitamina C e antioxidantes, as maçãs são uma ótima fonte de um flavonóide chamado quercetina, que tem propriedades antivirais e antibacterianas e pode estimular o sistema imunológico. Um bônus adicional: a quercetina pode ser especialmente útil em pessoas com alergias sazonais .

Outra vantagem das maçãs é que elas são muito fáceis de levar, o que as torna a escolha ideal para aqueles de nós que costumam estar com pressa. As fibras ajudam a nos manter saciados por mais tempo.

Framboesas

Pequenas, mas cheias de sabor, as framboesas são um complemento fácil para muitos tipos diferentes de lanche, desde smoothies , aveia, iogurte ou até torradas com manteiga de nozes.

São pequenas fontes de diversos fitonutrientes e, como comemos a fruta inteira (casca e sementes), os nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios são facilmente obtidos. Como a maioria das frutas, as framboesas também são uma ótima fonte de vitamina C e fibras.

Continua após a publicidade

Uma porção de uma xícara de framboesas contém cerca de oito gramas de fibra e 64 calorias.

Sementes de romã

Para uma fruta que muitas pessoas ignoram, as sementes de romã são carregadas de benefícios nutricionais. Essas sementes com “cara de rubi”, parecidas com joias, são fontes ricas de polifenóis antioxidantes chamados antocianinas, que podem ajudar a proteger as células em replicação contra os danos dos radicais livres, e foram estudadas como meio de prevenir o câncer de próstata, cólon, pulmão e mama.

Além dos antioxidantes, a romã é uma fonte sólida de vitamina C, vitamina K , potássio, fibra e ácido fólico. Para um café da manhã ou lanchinho saboroso e nutritivo, adicione meia xícara de sementes de romã a uma tigela de iogurte ou aveia.

Mirtilos

Com quase quatro gramas de fibra em uma porção de uma xícara, os mirtilos são uma ótima fruta para comer em qualquer hora do dia. Os mirtilos trazem mais benefícios do que fibras – eles também contêm vitamina C, manganês e fitonutrientes chamados polifenóis, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e podem contribuir para a saúde do coração e para a redução de outras doenças crônicas.

Continua após a publicidade

Kiwi

O kiwi pode não ser tão popular quanto as maçãs e as frutas vermelhas, mas é uma ótima fruta para comer no café da manhã ou a qualquer hora do dia. Desanimado com a ideia de descascar e fatiar o kiwi? Basta cortar ao meio e retirar a fruta com uma colher.

Agora, sobre os benefícios para a saúde: o kiwi é rico em vitamina C, o que pode ajudar a aumentar a imunidade. Também é rico em fibras, o que pode aumentar a saciedade e também pode ajudar na digestão.

Melão

O melão é super rico em vitaminas A, C, potássio e fibras. Também tem muito teor de água, por isso é perfeito para o verão , estação que reforça a importância de beber água.

O tamanho sugerido da porção de melão é de uma a duas xícaras, mas essa fruta tem tão poucas calorias que você não precisa se preocupar com a quantidade que come.

Continua após a publicidade
Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!