Quem nunca lavou e colocou as roupas de treino para secar no varal, mas quando foi recolher, percebeu que elas continuavam cheirando a suor ? O odor desagradável pode ser causado pelo acúmulo de fungos e bactérias nos tecidos, e eliminá-lo exige alguns truques que vão na contramão do que a gente já aprendeu sobre lavanderia.
Como tirar o cheiro de suor da roupa de academia?
As peças fitness normalmente possuem uma tecnologia diferente daquelas usadas no dia a dia, o que faz com que elas precisem ser higienizadas de uma forma mais cuidadosa para não danificá-las:
Não misture roupas molhadas de suor
É muito importante não misturar as roupas molhadas de suor com as outras que já estão no cesto, porém secas.
“Depois de um treino intenso, provavelmente as roupas estarão molhadas de suor e, quando misturadas a outras peças, podem causar um mau cheiro generalizado no cesto. Por isso, ao chegar do exercício , deixe a roupa tomar um ar e secar naturalmente, para depois então jogá-la no cesto. Isso também evita a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar todo tecido que tiver em contato”, explica Angelo Donaton , CEO da rede Lavô.
Separe corretamente e cuidado com a secagem
Assim como qualquer roupa, as de academia precisam de cuidados específicos com o tecido.
“Separar as peças é o primeiro passo para toda lavagem. Misturar cores e tecidos pode causar atrito e um desgaste das peças, além de manchas. Outra atenção é para a secagem: roupas fitness não podem secar ao sol para não prejudicar as fibras. Por isso as secadoras são uma ótima opção; é preciso atentar-se apenas para a temperatura”, destaca Donaton.
Economize tempo
Uma forma de agilizar o processo de lavagem e economizar tempo é recorrer às lavanderias. Essa é uma maneira prática e segura de fazer a higienização correta das peças, caso você esteja com uma rotina corrida. Neste caso, é recomendado procurar por lavanderias que utilizem produtos neutros.
O que fazer se o mau cheiro aparecer no meio do treino?
Siga o nosso conselho: tentar disfarçar o mau cheiro com o próprio desodorante, com um perfume ou, numa emergência, com um pouco de creme hidratante, por exemplo, não é a melhor solução. “Isso aumentará as bactérias nas axilas, o que pode piorar o odor ruim”, diz o dermatologista Marcelo Bellini , de São Paulo.
O ideal é sempre limpar a região para eliminar o suor . Na falta de água corrente e sabonete, recorra a lenços umedecidos sem perfume – muito práticos, existem de diversas marcas e tamanhos e devem estar sempre na bolsa. Aí, sim, reaplique o desodorante.
Também é importante saber que alguns hábitos podem aumentar a transpiração e deixar o cheiro dela mais forte. Evite alimentos condimentados, como a pimenta , que elevam a temperatura corporal, e tecidos sintéticos, que abafam a região e criam condições ideais para o aumento de bactérias – o que piora o odor.