Além das sobremesas deliciosas, as festas de fim de ano também são marcadas pelas frutas típicas. Romã, uva, cereja, ameixa e abacaxi são os exemplos mais clássicos, mas aqui vai outra opção igualmente saborosa e nutritiva: a lichia . Vermelhinha por fora e branca por dentro, não se deixe enganar por seu gosto docinho. Ela é baixa em calorias (cerca de 7o em uma porção de 100g)! Confira alguns benefícios do alimento:
Benefícios da lichia
Ajuda a regular a pressão arterial
Graças ao alto teor de potássio presente na fruta. O mineral é conhecido por reduzir os efeitos do sódio no organismo, um grande responsável pelo aumento da pressão arterial.
É antioxidante e protege a imunidade
Já essa vantagem é gerada pela vitamina C , também encontrada em grandes quantidades na lichia. A vitamina tem efeitos antioxidantes, ou seja, ajuda a neutralizar o excesso de radicais livres no corpo . Como consequência, a imunidade é reforçada e problemas como envelhecimento precoce da pele e até doenças crônicas têm seus riscos diminuídos.
Contribui para um sono de qualidade
Já o magnésio presente na lichia pode nos ajudar a descansar melhor. Ele participa da produção de neurotransmissores essenciais para o sono, além de ajudar a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Pode regular os níveis de açúcar no sangue
Por fim, compostos como o oligonol e a hipoglicina contribuem para o metabolismo da glicose (açúcar presente no sangue). Isso pode ajudar diminuir a resistência à insulina, contribuindo para o equilíbrio da glicemia .