Se você não é um atleta ou praticante de exercícios intensos e só quer se exercitar para cuidar da saúde , o cenário da academia pode ser intimidador em algumas situações. Mas não precisa ser assim: algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem muito. E quem diz isso são especialistas de Harvard !
De acordo com eles, essas modalidades podem fazer maravilhas pela sua saúde. Eles ajudarão a manter o peso sob controle, melhorar o equilíbrio e a amplitude de movimento, fortalecer os ossos, proteger as articulações, prevenir problemas de controle da bexiga e até mesmo evitar a perda de memória. Confira quais:
1. Natação
A natação é muito mais do que apenas saber nadar, apesar dessa ser uma habilidade importante. Trabalhando o corpo inteiro, a prática é muito procurada por pais, por ser o único esporte a ser realizado em crianças menores de três anos e por pessoas com limitações ou lesões corporais, pelo baixo impacto que tem por ser praticada na água.
Como se não bastasse, a natação ainda é extremamente prazerosa e possui benefícios diversos que contribuem não apenas para a saúde corporal, mas também, mental.
2. Tai Chi
O tai chi é uma arte de comunhão com a sabedoria da natureza . Considerado uma meditação em movimento, o corpo e a mente operam, juntos, de acordo com o ritmo cósmico, a partir de movimentos suaves e circulares. São eles: yin e yang (como se estivesse abraçando uma bola), recolhimento e expansão, descida e subida, inspiração e expiração.
E se você é da turma que acredita que essa é uma modalidade fácil de fazer, está enganada. Ela exige que a gente se livre da tensão física e que o foco seja apenas no momento presente.
3. Treinamento de força
O principal benefício do treino de força é a manutenção (e até o aumento) da massa muscular . Modalidades como a musculação também têm um grande papel na produção de hormônios importantes, como a testosterona e o GH – que participa da queima da gordura corporal e ajuda a evitar o efeito sanfona, para aqueles que buscam o emagrecimento.
4. Caminhada
Além de acarretar em perda de massa gordurosa e em ganho de músculos, a atividade melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, equilibra a pressão arterial e favorece a redução dos níveis de colesterol .
“Quando estamos nos exercitando, estimulamos o músculo cardíaco. O que, por sua vez, ajuda na formação de uma rede mais ampla de vasos sobre o órgão e, consequentemente, melhora a circulação e a irrigação sanguíneas, proporcionando melhor desempenho da bomba cardíaca”, explica Adriano Luiz Guerra, cardiologista do HAS Clínica.
5. Fortalecimento do assoalho pélvico
Quando o assoalho pélvico não está forte o suficiente, a sustentação dos órgãos fica frouxa e os órgãos vão baixando, além de causar desconforto na área íntima. Quando os órgãos baixam demais, o que chamamos de prolapso genital, ou popularmente dizendo bexiga caída, isso também afeta a continência da urina e algumas vezes até mesmo de fezes. A forma mais lúdica, eficaz e rápida de exercitar a região, sem contar com as sessões de fisioterapia ginecológica, é o Pompoarismo, mas existem opções como os exercícios de Kegel.