2025 está logo ali, e, neste fim de ano, a mente e o corpo precisam de um descanso antes de mergulharem em um novo ciclo. Para começar o ano com a autoestima e as energias lá em cima, vale a pena reservar um tempo só para você, focando no seu bem-estar e no que você realmente gosta .
Por isso, no Especial de Beleza deste mês, Boa Forma preparou um passo a passo para você viver um “dia de SPA” sem ter que sair de casa. A seguir, você confere um ritual de autocuidado perfeito para “puxar o breque” e se permitir uma pausa verdadeira, sem culpa ou obrigações.
Por que cuidar de você mesmo?
O autocuidado é um conjunto de práticas e hábitos que você adota para preservar o seu bem-estar físico e emocional.
Ele desempenha um papel importante na manutenção da saúde mental , uma vez que favorece a produção de neurotransmissores fundamentais para combater o estresse, reduzir a ansiedade , evitar o esgotamento , melhorar o humor e relaxar.
De acordo com a Dra. Cíntia Braga , psiquiatra, o autocuidado pode ter significados diferentes para cada pessoa, ou seja, o que funciona para uma pode não fazer sentido para outra.
“O autocuidado é profundamente influenciado por fatores individuais, como condições de saúde, rotina, cultura, personalidade e preferência. Por exemplo, alguns indivíduos podem encontrar conforto na meditação ou na leitura , enquanto outros preferem atividades mais dinâmicas, como esportes ou socialização”, afirma a médica.
Especialmente no fim do ano, um período marcado por demandas emocionais e sociais intensas, separar um tempo para se dedicar ao que te traz prazer pode fazer toda a diferença.
“Ao focar no autocuidado , a pessoa pode lidar melhor com as exigências dessa época, prevenindo a sensação de exaustão e mantendo o equilíbrio emocional “, ressalta ela.
Além do autocuidado, outras medidas são essenciais para encarar o fim de ano de forma mais leve e equilibrada.
“Manter uma rotina básica, mesmo em meio às festividades, é necessário para cuidar do equilíbrio físico e mental. Isso inclui adotar uma alimentação balanceada, manter horários regulares de sono e praticar atividade física “, orienta Braga.
Para não atrapalhar a sua motivação e piorar a sobrecarga mental, a psiquiatra recomenda definir metas realistas e verdadeiramente alcançáveis para o próximo ano.
“Compartilhar preocupações e vivências com pessoas de confiança pode aliviar o peso do período”, completa.
“Caso o fim de ano traga sofrimento emocional ou dificuldades em lidar com as emoções, buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra é uma atitude primordial”, alerta.
Ritual de autocuidado para o ano novo
1. Comece o dia com uma escovação a seco
Para começar o seu ritual de autocuidado, logo pela manhã, faça uma escovação a seco no corpo. Essa é uma prática que, apesar de simples, pode oferecer uma série de benefícios ao bem-estar mental.
“Ela estimula terminações nervosas na pele, o que promove o relaxamento e o alívio do estresse. Além disso, favorece a conexão entre mente e corpo, proporcionando um momento de pausa na rotina e reforçando a sensação de equilíbrio emocional”, afirma o Dr. Lucas Miranda , dermatologista.
Seus benefícios ainda incluem a esfoliação, que resulta em uma pele mais macia e uniforme, o estímulo da circulação sanguínea, que melhora a oxigenação dos tecidos, e a diminuição dos inchaços.
Mas, afinal, como fazer a escovação a seco do jeito certo ? “Para fazer a escovação a seco, utilize uma escova de cerdas naturais e inicie pelos pés e pernas, realizando movimentos ascendentes em direção ao coração, respeitando o fluxo linfático. No abdômen e tronco, prefira movimentos suaves e circulares. Nos braços, direcione os movimentos do punho em direção aos ombros. Finalize com delicadeza nas áreas mais sensíveis, como pescoço e colo. É importante não aplicar força excessiva para não causar irritações na pele”, ensina o médico.
No entanto, o dermatologista adverte que a escovação a seco não é indicada para pessoas com pele sensível , dermatite atópica, psoríase ou eczema ativo. Quem sofre com varizes ou condições circulatórias severas também deve evitar o hábito.
“Também deve ser evitada em áreas com feridas abertas, infecções ou queimaduras solares, pois pode aumentar o risco de complicações. Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista”, completa ele.
2. Desconecte-se do meio digital
Ao longo de todo ano, somos constantemente bombardeados por notificações, mensagens e informações. Então, que tal desfrutar do seu tempo de autocuidado longe do meio digital? Para que o seu SPA em casa seja realmente relaxante e eficaz, se possível, desligue-se das telas e concentre-se no presente .
As redes sociais podem intensificar a ansiedade e o estresse, especialmente durante o fim do ano, quando estamos cercados por expectativas, pressões e comparações.
3. Prepare o ambiente
A preparação do ambiente pode fazer toda a diferença no seu ritual de autocuidado. Invista em velas, difusores de óleos essenciais, iluminação suave, plantas e em uma música relaxante.
Uma ideia é apostar na lavanda, camomila ou no eucalipto para aromatizar o local. Além disso, decore-o com samambaias, lírios da paz e suculentas, que podem trazer ainda mais harmonia e paz.
4. Dê atenção aos seus fios
Chegou a hora do banho, e é claro que, além de limpar o corpo com um sabonete cheiroso, uma boa lavagem nos cabelos não pode faltar no seu ritual do autocuidado. Então, pegue os seus melhores produtos para dar aos seus fios a atenção que eles merecem.
Aplique o seu shampoo favorito e massageie delicadamente o couro cabeludo , deixando a água – que deve estar morna, nunca quente demais – escorrer e levar embora todas as impurezas. Feito isso, passe uma máscara no comprimento dos fios para hidratar intensamente as suas madeixas.
Após aguardar o tempo indicado para o tratamento agir, enxágue os fios e venha com o condicionador. Para selar ainda mais as cutículas, finalize com um jato de água fria. Se for utilizar o secador, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes.
5. Tome um banho de ervas ou sal grosso
Após higienizar o corpo e cuidar dos seus cabelos, ainda no box do banheiro, faça um banho de ervas ou sal grosso. Essa prática pode ajudar a purificar a energia acumulada ao longo de todo o ano e a se preparar para encarar um novo ciclo.
Se a sua intenção é combater o estresse e o cansaço, uma ótima opção é o banho de ervas com camomila e alfazema , conhecidas por suas propriedades calmantes e relaxantes.
Para prepará-lo, coloque 1,5L de água em um recipiente e leve ao fogo para ferver. Em seguida, acrescente um punhado de camomila e alfazema secas, deixa-as em infusão por cerca de 20 minutos e coe.
Mentalize energias positivas e despeje o banho ainda morno do pescoço para baixo. Após realizar esse banho de ervas , o ideal é ficar em casa até o dia seguinte.
Agora, para quem quer tomar um banho de sal grosso , aqui está o passo a passo: adicione água morna e um punhado de sal grosso em um recipiente, misture bem e, em seguida, jogue do pescoço para baixo.
6. Aplique argila no rosto
Após o banho, passe uma argila no rosto para purificar a sua pele. Se você quiser, antes de fazer isso, pode apostar em uma massagem facial , pois essa técnica colabora para a circulação sanguínea e pode potencializar os benefícios da argila.
Há diferentes tipos de argila , sendo as principais: a verde, que ajuda no controle da oleosidade, a branca, que contribui para o clareamento de manchas , a vermelha, que favorece a cicatrização, e a rosa, que proporciona hidratação.
Espere cerca de 10 a 15 minutos para a argila secar completamente e, então, retire-a com água morna.
7. Complete o skincare
Com o rosto purificado pela argila, é hora de completar o skincare . Aplique um sérum específico para as suas necessidades, o hidratante facial e o protetor solar, lembrando sempre que todos os produtos devem ser adequados para o seu tipo de pele.
Quem apresenta oleosidade excessiva , por exemplo, deve usar dermocosméticos com texturas leves e ativos seborreguladores.
Já para peles secas , o melhor a se fazer é utilizar produtos mais hidratantes e emolientes, com ingredientes como ácido hialurônico e ceramidas.
8. Passe um hidratante
Sua pele do corpo já está limpa e esfoliada , mas ainda precisa de hidratação para se manter saudável, especialmente em áreas que tendem a ser mais ressecadas, como joelhos e cotovelos.
Você pode optar tanto pelas opções perfumadas , que prolongam o frescor e a sensação de banho tomado, quanto as mais neutras, que se concentram em reparar profundamente a pele.
9. Cuide da sua mente
Depois de todas essas etapas de cuidados com o corpo, para finalizar, procure atividades que você sabe que fazem bem à sua saúde mental .
Algumas sugestões de práticas que podem contribuir para a tranquilidade e o equilíbrio psicológico são: alongamentos, yoga, aromaterapia, meditação, leitura, respiração profunda, desenhar, tocar um instrumento, assistir a filmes e séries e ouvir as suas músicas favoritas.