Se você está preocupado com a sua saúde , saiba que simples mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença, e uma das mais indicadas é trocar os elevadores por escadas quando possível. Esse hábito incentiva um estilo de vida mais ativo e, quando feito de forma consistente, pode trazer diversos benefícios.
Mas, calma: se o seu apartamento ou escritório fica em um andar alto, não precisa fazer tudo de uma vez. Pare um pouco antes e suba o restante o a pé, aumentando o percurso aos poucos. Saiba mais a seguir!
Trocar elevadores por escadas: quais são os benefícios?
Trocar o elevador pela escada realmente é benéfico ao organismo e é um ótimo começo para largar o sedentarismo. Apenas cinco minutos subindo degraus pode ajudar a eliminar cerca de 50 calorias , contribuindo para a manutenção de um peso saudável.
Além disso, o hábito promove o condicionamento físico, o aumento da capacidade cardiovascular , tonifica as pernas e o bumbum, fortalece o core, desenvolve a resistência, aprimora o equilíbrio e a coordenação e colabora para a longevidade.
Subir escadas também pode minimizar o risco de osteoporose e fraturas no futuro , já que estimula a produção de massa óssea. A atividade é uma grande aliada para aliviar dores no joelho, pois fortalece os músculos ao redor dessa estrutura, o que, com o tempo, pode diminuir os impactos nas articulações.
Trocar os elevadores pelas escadas é uma prática que ainda pode trazer vantagens à saúde mental, como a redução do estresse, a melhora do humor e o combate à ansiedade . Isso porque ela potencializa a produção de hormônios associados à sensação de bem-estar, prazer e relaxamento.
Lembre-se: para aproveitar os benefícios, o ideal fazer isso com regularidade, mas sem exageros, para evitar lesões. Se sentir qualquer desconforto ou dor, interrompa a atividade e descanse. Caso os sintomas persistam, o mais indicado é procurar ajuda profissional .
Vale destacar que uma vida mais saudável depende de outros hábitos que complementam essa troca dos elevadores pelas escadas, entre eles, manter uma dieta equilibrada, beber água, dormir bem e, é claro, praticar exercícios físicos .