Hidratação não é só coisa de quem tem pele seca, viu? Todo mundo, inclusive pessoas com que sofrem com acne e oleosidade excessiva, precisam considerar o passo como obrigatório na rotina de skincare. Mas a gente sabe: é mesmo difícil escolher entre tantas opções disponíveis no mercado.
Por isso, separamos alguns ingredientes bem comuns em hidratantes faciais para você aprender a diferenciá-los e escolher o seu favorito:
Principais ingredientes dos hidratantes faciais
1. Umectantes
Um bom hidratante precisa ajudar a pele a reter a água presente em sua camada mais externa (epiderme), evitando que a cútis perca umidade para o meio.
Para isso, você pode investir em agentes umectantes, como a glicerina, o ácido hialurônico , a ureia, o propilenoglicol, o sorbitol e o PCA de sódio. Se você tiver a pele oleosa, apenas tome cuidado e prefira opções não comedogênicas (que não entopem os poros).
2. Emolientes
Exemplos incluem óleos vegetais (como óleo de jojoba, amêndoa, argan), manteiga de karité, ácidos graxos, lanolina e escualano. Esses ingredientes amaciam e suavizam a pele , ajudando a preencher pequenas lacunas nas células e contribuindo para uma textura mais uniforme.
3. Oclusivos
Assim como os ativos umectantes, os oclusivos formam uma barreira protetora sobre a pele, reduzindo a perda de água. Contudo, são ainda mais potentes, sendo mais indicados para cútis secas ou para quem vive em climas frios (já que podem estimular o surgimento de cravos e espinhas). Vaselina , dimeticona, óleo mineral e cera de abelha são ótimas alternativas.
4. Antioxidantes
E se você desejar um produto que, além de hidratar, trate o rosto, invista em marcas com vitamina C , vitamina E , niacinamida, resveratrol, coenzima Q10 e chá verde. Esses agentes protegem a pele contra os danos provocados pelos radicais livres, pela poluição e pela radiação UV, garantindo mais luminosidade e retardando os sinais de envelhecimento.
5. Agentes Calmantes
Já para quem é mais sensível, aloe vera, alantoína, pantenol e extrato de camomila funcionam bem. Eles reduzem irritações e são ótimos para o pós-sol durante o verão.
6. Peptídeos
Os nomes são difíceis: matrixyl, argireline e palmitoil pentapeptídeo. Tratam-se de ativos que estimulam a produção de colágeno e elastina, ajudando a melhorar a firmeza e a reduzir linhas finas – ideais para peles maduras ou com sinais de envelhecimento.
7. Hidratantes naturais
Por fim, há também opções para quem faz a linha natureba: alguns produtos contêm apenas ingredientes vegetais, como chá verde , pepino e centella asiática .