O hibisco é uma planta nativa de regiões tropicais e subtropicais, com flores pertencente à família Malvaceae, que inclui cerca de 300 espécies, de cores vibrantes, como vermelho, rosa, amarelo e branco, amplamente conhecida por suas propriedades medicinais e como ingrediente de chás, sucos e outros alimentos .
Ele é originário da Ásia, mas cultivado em diversas partes do mundo, sendo a Hibiscus sabdariffa a espécie mais comum usada para fazer chá.
Quais os benefícios do chá de hibisco à saúde?
O chá de hibisco é popular devido aos seus benefícios potenciais para a saúde . Ele pode auxiliar na redução da pressão arterial , sendo útil para quem sofre de hipertensão.
O hibisco contém antioxidantes como antocianinas e flavonoides, que podem ajudar a combater os radicais livres, protegendo as células do corpo contra o estresse oxidativo e promover a saúde cardiovascular .
Além disso, o chá pode ter propriedades anti-inflamatórias e ser útil no controle do colesterol , contribuindo para a redução dos níveis de LDL (ruim) e aumento do HDL (bom). Também pode ser um grande aliado para o controle da glicemia. O consumo de chá de hibisco ainda pode aumentar a produção de urina, auxiliando na eliminação de toxinas .
Chá de hibisco pode causar infertilidade?
Não há evidências científicas robustas que comprovem que o consumo moderado de chá de hibisco cause infertilidade em humanos. No entanto, alguns estudos preliminares em animais sugerem que doses muito elevadas podem ter efeitos sobre os níveis hormonais e a fertilidade, mas esses resultados não foram confirmados em estudos clínicos com humanos .
É fundamental ressaltar que o excesso de qualquer substância , mesmo de origem natural, pode causar efeitos adversos.
Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin de SP.