Para preparar o corpo para os excessos das festas de fim de ano , uma boa ideia pode ser apostar em uma dieta detox, para potencializar a eliminação de moléculas estranhas ao organismo, como radiação, poluentes do ar e da água, aditivos de alimentos e metais tóxicos
Segundo a Daniela Lasman , nutricionista da Bodytech Iguatemi SP, a desintoxicação é feita naturalmente pelo nosso organismo, no entanto, o que a gente come pode dar uma forcinha para esse processo.
“O detox age principalmente no intestino e fígado. Esses órgãos executam diversas funções, como a produção de bile, sintetização e degradação de hormônios como colesterol, estrógenos, testosterona e controle do metabolismo ”, fala a profissional.
Por quanto tempo adotar um cardápio detox?
Quando você tem uma dieta com restrição calórica, com base em sucos e sopas, o ideal é mantê-lo por, no máximo, 5 dias, para evitar desconfortos como dor de cabeça , falta de concentração, fraqueza e até complicações mais graves.
Agora, se você adota uma alimentação balanceada , pode fazer o detox por até 2 semanas.
“Experimente fazer isso por uma semana e observe como se sente. Garanto que nada é melhor do que o autoconhecimento. E é sempre recomendável procurar um nutricionista que possa te ajudar nesse processo, claro”, alerta a chef Fábia Tavarnaro , parceira do aplicativo Apptite.
Cardápio detox
Para você ter uma ideia de como fazer uma dieta detox, a seguir, a nutricionista montou um exemplo de cardápio para um dia:
Café da manhã
Panqueca: 2 ovos caipiras + 1 banana nanica amassada + essência de baunilha ou canela a gosto + 2 colheres de sopa de farelo de aveia. Misturar todos os ingredientes e espalhar na frigideira.
Lanche da manhã
1 fruta: pêssego, figo, kiwi, ameixa, 10 cerejas, 10 lichias ou ½ pitaya.
Almoço
Salada (à vontade): folhas + legumes + fio de azeite extravirgem + pitada de sal marinho ou sal grosso moído na hora + 3 ovos de galinha caipira ou 8 ovos de codorna cozidos.
Guarnição: brócolis e couve cozidos no vapor — 4 ramos grandes, por volta de 1 xícara + 4 rodelas de beterraba ou 4 colheres de sopa de cenoura refogadas.
Sobremesa: 1 kiwi ou 1 cacho de uva (por volta de 12 gominhos) ou 1 mexerica.
Lanche da tarde
8 biscoitos de arroz integral pequenos ou 3 biscoitos de arroz grandes + 2 colheres de sopa cheias de homus para dividir entre os biscoitos.
Jantar
Salada (à vontade): folhas + legumes + fio de azeite extravirgem + pitada de sal marinho ou sal grosso moído na hora + filé de peito de frango: 1 a 2 filés assados ou grelhados (total de 150g).
Guarnição: vagem ou quiabo cozidos ou refogados e 2 fatias de abóbora assada.
Sobremesa: 1 fruta: pêssego, figo, kiwi, ameixa, 10 cerejas, 10 lichias ou ½ pitaya.