Quais os melhores exercícios para quem tem dor lombar?
Juliany Rodrigues
Quais os melhores exercícios para quem tem dor lombar?

Os melhores exercícios para quem tem dor na lombar são aqueles que ajudam a fortalecer os músculos do core, que são os músculos do abdômen, lombar, pelve e quadril. Esses músculos são importantes porque ajudam a manter o corpo estável e a postura correta, o que diminui a dor na lombar . Conheça alguns exemplos:

  • Prancha: fique na posição de “reto”, apoiado nos cotovelos e nos pés, mantendo o corpo bem esticado. Esse movimento fortalece o abdômen e a lombar, ajudando a melhorar a postura e a estabilidade.
  • Perdigueiro: se apoie de quatro e estenda um braço e a perna oposta ao mesmo tempo. Esse exercício trabalha o core e a lombar, contribuindo para a melhora do equilíbrio.
  • Ponte: deite de costas com os joelhos dobrados e os pés no chão. Levante os quadris até formar uma linha reta do joelho ao ombro. Esse exercício fortalece a lombar, o abdômen e os glúteos, ajudando a aliviar a dor.

Com isso, é possível reduzir a dor e prevenir novas lesões. Vale destacar que a execução correta dos exercícios é indispensável para evitar piora na saúde da coluna . Peça a ajuda de um profissional.

Cuidados durante a execução dos exercícios

Execução e carga são os cuidados primordiais para as pessoas que têm alguma patologia na lombar. A execução correta dos exercícios é muito importante, pois, se os movimentos não forem feitos da maneira certa, podem sobrecarregar a lombar e até piorar a dor ou causar lesões.

Continua após a publicidade

É ideal manter a postura e a forma adequadas durante os exercícios para evitar qualquer tipo de dano. Além disso, a carga, que se refere ao peso usado nos exercícios, também deve ser ajustada com cuidado.

Se o peso for excessivo, pode colocar uma pressão exagerada na lombar, agravando o problema. Por outro lado, se for muito leve, o exercício pode não ter o efeito desejado para fortalecer a musculatura necessária .

Por isso, é importante sempre fazer os exercícios com a orientação de um profissional . Lembre-se de que nem sempre o treino de outro aluno será eficaz para você.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Anderson Pontes, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!