Se tem uma discussão que fica mais acalorada no fim do ano, com certeza é se a uva passa deve fazer parte (ou não) dos menus de Natal e Ano Novo. Isso porque há aqueles que amam a frutinha desidratada , e outros que odeiam. Deixando de lado a polêmica, a gente não pode negar que esse alimento carrega muitos benefícios para a saúde . Confira alguns:
OS BENEFÍCIOS DA UVA PASSA
1Reduz o risco de doenças crônicas
Uvas são uma ótima fonte de antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres . Para quem não lembra, esses radicais são moléculas instáveis que podem causar danos às células, levando ao estresse oxidativo e aumentando o risco de condições crônicas, como as doenças cardíacas. Por isso, uma dieta rica em antioxidantes, como os presentes nas uvas, pode ajudar a evitar esse quadro de saúde.
2Colabora para a saúde digestiva
As uvas contêm tanto fibras solúveis quanto insolúveis , e as duas são essenciais para o bem-estar do intestino e, claro, da nossa digestão. As fibras insolúveis passam pelo sistema digestivo e ajudam na liberação de alimentos pelo organismo – ou seja, interferem diretamente nos movimentos intestinais. Já as fibras solúveis absorvem a água e criam uma substância gelatinosa no trato gastrointestinal, ajudando na formação das fezes e prevenindo a diarreia.
Aumenta a saciedade
Se você busca uma forma saudável de lanchar entre as refeições, as passas são uma ótima opção. Isso porque a substância gelatinosa formada a partir da digestão das uvas ajuda o alimento a ficar no estômago por mais tempo, colaborando para a sensação de saciedade . Isso sem falar que são extremamente práticas, não é mesmo?
4Promove a saúde do coração
Outro ótimo benefício das passas é que elas colaboram para a saúde cardíaca, segundo um artigo publicado pelo Food Chemestry: X . Como são uma fonte rica em antioxidantes, essas frutas ajudam a reduzir a inflamação do organismo , o que é essencial para combater doenças do coração. As fibras presentes nas uvas também podem ajudar a reduzir o colesterol LDL (conhecido como o “colesterol ruim”), e o potássio ajuda a reduzir a pressão arterial – ou seja, menos riscos de problemas no coração!
MODERAÇÃO
O segredo é sempre incluir a uva passa no cardápio com equilíbrio. Por carregar menos água que a uva convencional, a versão desidratada é mais calórica. Para um lanche mais completo , tente combiná-la com alimentos fontes de outros nutrientes essenciais, como iogurte (que contém proteínas) e castanhas (ricas em gorduras boas).