Treinar os ombros pode ajudar a criar a ilusão de uma cintura mais fina , mas não reduz diretamente a gordura localizada nessa região. O efeito ocorre porque o aumento da largura dos ombros cria uma proporção de “triângulo invertido”, destacando a cintura e tornando-a visualmente mais fina.
Vale destacar que a cintura parecerá mais fina não apenas pelo fortalecimento dos músculos dos ombros, mas também pela redução da gordura corporal de forma geral. Para isso é necessário um déficit calórico , aliado a exercícios aeróbicos e musculação , que ajudam na queima de gordura e na definição da região abdominal .
Como isso funciona?
Ao aumentar a largura dos ombros , com exercícios que desenvolvem os deltoides (músculos dos ombros), você amplia visualmente a parte superior do tronco. Esse aumento cria um contraste maior com a cintura, o que resulta em uma silhueta mais equilibrada.
Quais as dicas para treinar ombros?
Para trabalhar os ombros de forma eficaz, é importante focar em exercícios que ativem os três feixes do deltoide .
O deltoide anterior pode ser trabalhado com exercícios como o desenvolvimento com barra ou halteres . O deltoide lateral pode ser ativado com elevações laterais, enquanto o deltoide posterior pode ser trabalhado com crucifixo invertido ou remada alta .
Variações como Arnold Press, elevação lateral inclinada e Face Pull também são ótimas opções para fortalecer toda a região dos ombros.
Thiago Ortis, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões