Hoje é o último dia de 2024. Apesar de envolver muitas celebrações, a gente sabe que este momento pode ser regado de pressões, expectativas e reflexões que podem desencadear um “ mix de emoções ” e afetar a nossa saúde mental. Pensando nisso, Boa Forma preparou uma lista com seis dicas que podem te ajudar a relaxar e fazer dessa virada de ano um momento mais leve e equilibrado. Veja:
Dicas para relaxar no último dia do ano
1Pratique exercícios leves
A atividade física é uma grande aliada para lidar com a carga mental de fim de ano, ajudando a reduzir o estresse , a ansiedade e as tensões.
Uma boa ideia para relaxar neste período de festas é apostar em modalidades mais leves , como caminhadas ao ar livre, yoga, pilates ou alongamentos.
Essas práticas podem contribuir para a liberação de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar e para a reconexão com o corpo.
2Acolha as suas emoções
O fim do ano é um momento que mexe (e muito) com as nossas emoções . Enquanto algumas pessoas costumam ficar mais alegres e animadas, outras podem experenciar melancolia e ansiedade. O importante é não se culpar por essas sensações, mas sim acolhê-las.
Não se pressione para estar bem e nem para entrar no clima das festas. Respeite o seu momento e os seus sentimentos sem se preocupar com as pressões externas.
Desconecte-se das redes sociais
As redes sociais podem piorar a pressão e a ansiedade durante o fim de ano, especialmente devido à sobrecarga de informações e por estimular a comparação constante.
Neste momento, tente deixar as telas de lado e foque em outras coisas que você gosta, por exemplo, ler o seu livro favorito, assistir a um filme ou série ou até mesmo cozinhar uma nova receita .
4Reserve um tempo de autocuidado
Muitas vezes, em meio às obrigações, acabamos esquecendo de nós mesmos. Então, que tal aproveitar o último dia do ano para prestar um pouco mais de atenção em você ?
Reserve algumas horas para se dedicar ao que realmente te traz prazer e tranquilidade . Pode ser caprichar na hidratação do cabelo, aplicar uma máscara de argila no rosto, acender uma vela perfumada, dançar ao som da sua música preferida ou outra atividade que faça você se sentir bem.
Esteja onde te faz bem
A virada do ano é marcada por socializações e grandes eventos, mas nem todo mundo se sente bem ou confortável nesse tipo de ambiente. Algumas pessoas podem preferir passar esse dia de um jeito mais introspectivo , curtindo a própria casa, por exemplo. E isso não é necessariamente um problema. O mais importante é estar em um local em que você se sinta bem e à vontade.
6
Procure ajuda
Contar com a ajuda de profissionais de saúde mental pode te ajudar a aliviar a sobrecarga mental de fim de ano .
Existem plataformas que disponibilizam sessões de terapia online, facilitando o acesso à psicólogos em momentos de emergência e em feriados como o 31 de dezembro, quando muitos consultórios estão fechados.
Além disso, se precisar, você pode ligar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188 ou acioná-lo pelo chat. O CVV está disponível 24 horas por dia e oferece uma escuta acolhedora e sem julgamentos.