Com a chegada de um novo ano , muitas pessoas sentem aquele pico de motivação para melhorar os hábitos e conquistar uma vida mais saudável. Pensando nisso, nesta matéria, Boa Forma lista seis cuidados que não devem faltar no seu dia a dia se você quer focar mais no seu bem-estar em 2025.
Dicas para uma vida mais saudável em 2025
1Beba mais água
A água é considerada vital para o nosso organismo. Além de contribuir para o funcionamento dos rins, ela desempenha outros papéis importantes, entre eles, regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes para as células, manutenção da saúde da pele e muito mais.
Então, se você quer ter uma vida mais saudável, não se esqueça de se hidratar bem ao longo do dia . “O mais indicado é tomar, no mínimo, 2 litros por dia . O cálculo da ingestão de água é de 0,35ml por kg de peso”, orienta a Jussara Maria , nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife.
2Fuja do sedentarismo
Para cuidar da saúde do corpo, a prática regular de atividade física é indispensável. O sedentarismo é um dos hábitos que mais fazem mal ao nosso organismo, e isso já foi comprovado por inúmeros estudos científicos. Então, neste novo ano, encontre uma modalidade que você goste e comece a ter um estilo de vida mais ativo .
“Durante a prática, acontece a liberação de serotonina e endorfina, neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar . O exercício também promove ganho de massa muscular , que sustenta seu corpo e te deixa mais ativa e produtiva para fazer as atividades do dia a dia”, afirma Aline Becker , nutricionista e personal trainer.
“Além desses benefícios, você terá ganhos na qualidade de vida, reduzirá riscos de desenvolver doenças cardiovasculares , diabetes , problemas de saúde relacionados à baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional”, completa ela.
3Gerencie o estresse
Com tantas responsabilidades no cotidiano, é quase impossível fugir do estresse , um problema que pode desencadear diversos efeitos negativos no organismo.
Entretanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a gerenciá-lo, minimizando as consequências e promovendo o seu bem-estar. Você pode apostar em técnicas de respiração , meditação , yoga e mindfulness.
Além disso, é essencial ter em mente que o acompanhamento psicológico também pode fazer toda a diferença, ajudando a aliviar as tensões e a lidar melhor com as emoções . Procure ajuda!
4Diminua o uso das redes sociais
As redes sociais podem servir como uma ótima forma de se comunicar com amigos e familiares e de estar sempre atualizado. Porém, o uso desenfreado dessas ferramentas pode intensificar sintomas de ansiedade , depressão e outros transtornos mentais.
Por isso, para ter uma vida mais saudável, vale a pena diminuir o tempo que você passa rolando os feeds e investir em outros hobbies, como leitura, pintura e aprendizado de um instrumento musical .
“As redes sociais impõem um ideal. Você vê ali pessoas e fotos incríveis, se compara com aquilo e não considera sua própria realidade e nem sabe o que acontece nos bastidores da vida daquelas que aparentam felicidade na rede. Cuidado com isso, tenha mais tempo para o real”, comenta a doutora em psicologia Blenda Oliveira .
Tome sol
A exposição diária de 15 minutos ao sol colabora na melhora do humor e da saúde mental, ajudando a regular a melatonina e a liberar endorfina. Esse hábito também favorece a produção de vitamina D , um nutriente que age no fortalecimento dos ossos, dentes e músculos e beneficia o sistema imunológico.
“Sem contar que o sol também traz mais alegria para viver, eu sou suspeita, pois tomo sempre que posso e amo. Só fique atento e evite exposição direta aos raios solares das 10h às 16h”, fala Becker.
6Tenha uma alimentação equilibrada
Se você quer melhorar a sua saúde em 2025, preste bastante atenção no que você come . O ideal é priorizar alimentos frescos e minimamente processados, por exemplo, frutas, vegetais, legumes, gorduras boas e proteínas magras , e deixar de lado ultraprocessados, frituras, salgadinhos e doces.
“Uma boa alimentação é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o corpo funcionar adequadamente. Isso inclui uma combinação equilibrada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais”, conclui a Dra. Camila Ciancio , nutróloga.