A celulite , conhecida cientificamente como lipodistrofia ginoide, é uma alteração estética que provoca o aspecto ondulado ou de “casca de laranja” na pele, geralmente em regiões como coxas, glúteos e abdômen.
Sua formação ocorre devido à interação de fatores como o acúmulo de gordura localizada, retenção de líquidos , alterações na microcirculação e no tecido conjuntivo.
Esses processos podem ser agravados por fatores hormonais, predisposição genética e inflamações crônicas, que levam ao enrijecimento do tecido fibroso e à compressão dos vasos sanguíneos na área afetada.
Gás do refrigerante dá celulite?
Não há evidências científicas de que o gás presente nos refrigerantes cause celulite. No entanto, o consumo frequente de refrigerantes açucarados está associado a fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, como o aumento do tecido adiposo, a retenção de líquidos e processos inflamatórios.
O açúcar em excesso, somado aos aditivos presentes nessas bebidas, pode prejudicar a circulação sanguínea e o metabolismo , o que potencializa os fatores envolvidos na formação da celulite.
Dr. Fernando de Azevedo Lamana, cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Instagram: @dr.fernando.lamana