Entenda como elas auxiliam no funcionamento do organismo e ajudam no emagrecimento
As oleaginosas, como nozes, castanhas, avelã, amendoim, pistache e amêndoa, são sementes que oferecem uma série de benefícios para a saúde. Além disso, são extremamente saborosas e práticas para inserir no dia a dia.
Cardápio que contribui para combater a celulite
Benefícios das oleaginosas
De acordo a nutricionista Natália Colombo, as oleaginosas devem fazer parte de uma alimentação saudável porque são compostas por gorduras boas. “Elas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável”, explica a nutricionista Natália Colombo.
Ainda segundo a nutricionista, esses alimentos auxiliam na manutenção e na perda de peso, previnem o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele mais macia e bonita. Além disso, possuem vitamina E, proteínas de alto valor biológico e micronutrientes, como o selênio, o cobre e o magnésio.
Oleaginosas ajudam no emagrecimento
Elas também são muito indicadas em dietas para a perda de peso. “Possuem grande quantidade de nutrientes que provocam saciedade, são antioxidantes e ajudam a manter o nível de glicose estável, auxiliando o processo da queima de gordura”, explica a nutricionista Nathalia Bungenstab Sales.
Além disso, ainda de acordo com a profissional, pelo fato de serem ricas em gorduras monoinsaturadas, as oleaginosas possuem propriedades anti-inflamatórias. Dessa forma, ajudam a diminuir a inflamação do organismo.
Benefícios da atividade física contra o colesterol alto
Formas de consumo
Segundo a nutricionista Daniela Medeiro, consumir oleaginosas cruas ou torradas é o mais recomendado. Deve-se evitar comprar castanhas com sal, amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce. Lembre-se que quanto mais natural, melhor será para a sua saúde.
A nutricionista Sandra da Silva Maria acrescenta que não é ideal consumir as oleaginosas em preparações calóricas, como bolos, pudins e sorvetes. “Pois aumentam ainda mais o valor calórico do alimento”, alerta.
Confira mais notícias sobre saúde na revista ‘Emagreça com saúde’