5 substituições para uma alimentação saudável nos dias frios
Matilde Freitas
5 substituições para uma alimentação saudável nos dias frios

Veja como é possível emagrecer ou manter o peso sem abrir mão de comidas saborosas

Com a chegada dos dias frios, as pessoas costumam buscar aconchego nos alimentos. Porém, essas comidas quentinhas geralmente são muito gordurosas, calóricas e não colaboram com o processo de emagrecimento. 

“As pessoas comem alimentos, como feijoada, sopas com creme de leite, fondue, queijo e consomem bebidas alcoólicas. Estas opções podem causar o aumento de peso devido ao valor calórico elevado”, alerta a nutricionista Renata Fidelis.

5 receitas de chás para te aquecer nos dias frios

Alternativas para se alimentar bem

Para quem pretende aproveitar o friozinho sem ganhar aqueles quilinhos a mais , pode optar por fazer algumas substituições simples, sem deixar de comer o que gosta. “Neste período, as pessoas tendem a comer menos salada e frutas, optando por alimentos quentes e mais calóricos. Para que esse erro não ocorra, as saladas podem ser colocadas dentro de sanduíches, serem consumidas junto aos alimentos quentes ou serem usadas como ingredientes de sopas”, recomenda a nutricionista Izabella Frattezi.

4 receitas de sopas cremosas para espantar o frio

Substituições leves e saborosas

Veja algumas substituições menos calóricas para você aproveitar o clima frio e se manter em forma:

  1. Troque o chocolate quente por chá-verde, chá de gengibre ou gengibre com maçã, que ajuda a emagrecer e manter o corpo aquecido. Ou faça o chocolate quente com leite desnatado e achocolatado light.
  2. Substitua as sopas com creme de leite por sopas à base de legumes e use temperos naturais.
  3. Troque os sanduíches gordurosos por sanduíches naturais. É importante comer verduras e legumes também no outono e no inverno.
  4. Substitua os queijos gordurosos do fondue por queijo minas frescal e cottage, que tem menos gordura, e sirva com pão integral e vegetais.
  5. Troque a feijoada comum por uma uma feijoada vegetariana. Como acompanhamento, retire o torresmo e inclua a couve crua e a laranja picada. Ou substitua a feijoada por um caldo de feijão.

Veja outras receitas na revista Receitas Mil

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários