Efeitos dos antidepressivos no cérebro dos portadores de TOC são estudados por HC-FMUSP e universidade sul-africana
Redação EdiCase
Efeitos dos antidepressivos no cérebro dos portadores de TOC são estudados por HC-FMUSP e universidade sul-africana

A pesquisa, que visa avançar os conhecimentos sobre os fatores cerebrais associados à resposta ao tratamento, ainda aceita 30 voluntários portadores do Transtorno Obsessivo Compulsivo

Por SZS Comunicação

Quando for finalizada, a pesquisa iniciada em agosto de 2021 pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e pela Universidade Stellenbosch, da África do Sul, poderá mudar o tratamento das pessoas portadoras do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

“Nosso objetivo é avançar os conhecimentos sobre os fatores cerebrais associados à resposta ao tratamento – ou à falta de resposta –, identificando perfis de pacientes para os quais é necessário oferecer outras modalidades terapêuticas”, explica a coordenadora da pesquisa, a professora-doutora Roseli G. Shavitt.

Entenda como a saúde mental influencia no seu peso

O que é o TOC?

Resumidamente, o TOC é um transtorno mental que, quando não tratado, pode causar prejuízo no âmbito emocional, social, profissional, entre outros. Os principais sintomas desse problema são justamente as obsessões e as compulsões. As obsessões são caracterizadas por pensamentos, imagens e impulsos indesejados e persistentes. Já as compulsões geralmente são ações repetitivas executadas pelo paciente para aliviar a ansiedade gerada pela obsessão.

Resposta ao tratamento

De acordo com a Profa. Dra. Roseli G. Shavitt, esse passo poderá representar um avanço no conceito da medicina personalizada aplicada à psiquiatria , tendo o TOC como modelo. “Deveremos ter uma nova maneira para entender a resposta ao tratamento, assim como identificar diferenças no cérebro dos pacientes que respondem bem ao tratamento em comparação àqueles que não respondem”, pontua.

Veja os benefícios do ciclismo para a saúde física e mental

Como será feito o estudo?

Os voluntários que participam do estudo passam por exames de ressonância magnética de crânio e avaliação neuropsicológica e clínica, tanto antes quanto após as doze semanas de tratamento com o medicamento sertralina ou equivalente.

“As avaliações serão feitas presencialmente, no IPq-HC-FMUSP. Estão programadas sete consultas quinzenais, sempre às terças-feiras, pela manhã ou à tarde”, ressalta a coordenadora da pesquisa.

Entenda o que é a culpa materna e saiba como lidar

Como se tornar um voluntário?

O grupo aceita ainda mais 30 voluntários que sejam portadores de TOC. Para participar, é preciso ter entre 18 e 50 anos de idade, diagnóstico positivo para TOC, não ter feito uso de nenhum medicamento psicotrópico (remédio psiquiátrico ou neurológico ou medicamento para dormir) nas últimas seis semanas nem de terapia comportamental nesse mesmo período.

Os interessados devem enviar um e-mail para protoc.brics@gmail.com. Os voluntários que finalizarem a pesquisa receberão ajuda de custo para o transporte.

Finalização da pesquisa

Com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da agência governamental equivalente do governo sul-africano, a pesquisa deverá estar finalizada em agosto de 2023. Além da professora-doutora Roseli, integram o grupo os psiquiatras Caroline Argento, Daniel Lucas Conceição Costa e João Felício Abrahão Neto e a psicóloga Maria Alice de Mathis.

Confira dicas de como cuidar da sua saúde mental.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!