Além de energética, a bebida também melhora a eficiência do sistema imunológico
Por nutricionista Mirtes Stancanelli em colaboração com EdiCase
A cana-de-açúcar pode ser usada in natura , em forma de forragem para a alimentação animal, ou para a fabricação de alimentos. Uma dessas versões corresponde ao caldo de cana.
O líquido é um alimento natural, energético e dispõe de vários nutrientes em sua composição. Por exemplo: água, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sulfatos, cloretos, celulose, fibras, sacarose, matérias nitrogenadas, nitrogênio total, ácido aspártico, ácido nítrico e compostos fenólicos.
Atividade física ajuda a melhorar a qualidade de vida de diabéticos
Benefícios do caldo de cana
O diferencial do caldo como uma bebida energética, além de ser natural, é a quantidade de nutrientes que ela apresenta em sua composição. Eles fazem com que a cana-de-açúcar seja um alimento protetor, pois melhora a eficiência do sistema imunológico, promove a diminuição do estresse oxidativo provocado pelo exercício, aumenta as reservas energéticas dos músculos e do fígado, ao mesmo tempo em que diminui a degradação muscular após a atividade física. O caldo de cana ainda possui potássio, sódio e cloretos, além da água, que ajuda a reidratar.
> 7 tipos de alimentos ricos em proteínas
Bebida benéfica para atletas
Além de deliciosa, a bebida é uma opção para quase todas as pessoas, principalmente para os praticantes de atividades físicas, que podem tomá-la bem geladinha após o treino. Também é um produto genuinamente nacional e abundante no Brasil. Isso faz com que o preço fique bem acessível.
O caldo de cana repõe eficientemente os estoques de glicogênio muscular, que é importantíssimo para os atletas que fazem treinamentos mais intensos. O glicogênio também promove uma maior proteção à musculatura e se torna uma excelente alternativa em relação às outras bebidas energéticas que possuem carboidratos na composição.
> 9 mitos e verdades sobre alimentos emagrecedores
Quem pode consumir o caldo de cana?
Mesmo em pequenas quantidades, o caldo de cana repõe aproximadamente 60% do glicogênio e as vitaminas e minerais. Ele pode e deve ser tomado por qualquer atleta, independentemente do tipo de esporte ou treinamento que pratique.
A cana pode passar várias vezes pela máquina, não há problema. Dessa maneira, bebemos todo o caldo da planta e evitamos o desperdício. Apenas fique atento se você tem alguma restrição alimentar ou possui diabetes. Se for o caso, procure um nutricionista para saber a quantidade adequada antes de introduzir a bebida ao seu cardápio
Mirtes Stancanelli
É nutricionista e mestre em biologia funcional e molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Confira mais notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’