5 dicas para perder o medo de doar sangue
Redação EdiCase
5 dicas para perder o medo de doar sangue

Entenda como esse procedimento é simples, seguro e pode ajudar a salvar vidas

Por Guilherme de Melo

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de junho em homenagem ao nascimento do imunologista austriaco Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator Rh e outras diferenças entre os tipos sanguíneos.

Em 2005, a Assembleia Mundial da Saúde designou essa data para conscientizar as pessoas sobre a doação e agradecer aos doadores, já que doar sangue é um ato de amor ao próximo e que pode dar esperança de vida e saúde para quem mais precisa. Assim, não importa quem será o beneficiado, mas, sim, que outras pessoas terão novas oportunidades e chances de recomeçar a própria vida.

> HPV em homens: entenda sobre o diagnóstico e o tratamento

Importância de doar sangue

Para a mestre em medicina tropical e saúde pública e professora de biomedicina, Daynara de Lima Paiva, não existe nada que substitua o sangue. “Isso [o sangue] desempenha funções vitais para nosso organismo como levar oxigênio a todo o corpo e nos defender contra infecções. Diversas pessoas todos os dias enfrentam situações em que é necessário receber sangue de doador ou algum tipo de hemoterapia para sua sobrevivência. Por isso, é importante estimular este hábito”, explica.

Os estoques dos bancos de sangue de todo o país precisam ser constantemente abastecidos para atender tanto pessoas em situação de emergência quanto quem necessita de sangue com frequência ou passa por cirurgias.

Medo de realizar a doação

Existem algumas pessoas que ainda têm medo ou preconceito com a doação de sangue. “A desinformação é a maior geradora desse preconceito. Muitas pessoas possuem o medo de que o sangue retirado venha afetar sua saúde”, reforça Daynara.

Pensando nisso, a professora de biomedicina preparou 5 dicas para não ter mais medo de doar sangue:

1. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde

O volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Esse volume é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação.

> Freekeh: conheça as vantagens desse tipo de grão

2. Não há risco de contaminações

Durante a doação de sangue, todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.

3. A técnica é simples 

O procedimento para doação de sangue é simples, prático e rápido, muito parecido com uma coleta de sangue para exames médicos.

> Hipertireoidismo e hipotireoidismo: entenda as causas e as diferenças e veja como tratar

4. Somente profissionais realizam a coleta

O atendimento é feito por profissionais altamente capacitados que garantem a total segurança do doador.

5. O procedimento é realizado somente em local adequado 

O local de coleta conta com todo suporte e material necessário para que a retirada do sangue seja feita de forma adequada, e que o doador se sinta tranquilo e a vontade durante todo o procedimento.

Confira mais conteúdos na revista ‘Cuidando da Saúde’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!