Síndrome do pescoço de texto: entenda o problema causado pelo uso do celular
Redação EdiCase
Síndrome do pescoço de texto: entenda o problema causado pelo uso do celular

Especialista esclarece como a dor causada pelo uso do smartphone pode afetar a saúde do corpo

Por Julia Vitorazzo

A chegada dos smartphones revolucionou a vida dos seres humanos e como lidamos com a tecnologia. É inegável que com tantas utilidades e possibilidades eles tenham se tornado nosso fiel companheiro, estando conosco o tempo todo, inclusive nas atividades em que eles não precisam estar. Por isso, está cada vez mais comum as pessoas serem diagnosticadas com a síndrome do pescoço de texto.

Diabetes: tipos, causas, prevenção e tratamentos

O que é a síndrome do pescoço de texto?

A síndrome do pescoço de texto, ou text neck (em inglês), de acordo com Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral, é caracterizada pela sobrecarga da musculatura do pescoço, exatamente, o que as pessoas costumam fazer ao longo do dia, passando horas com a cabeça inclinada para baixo olhando para a tela do smartphone.

Sintomas mais comuns

Conforme explica o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, dentre os principais sintomas dessa síndrome estão as “dores na região do pescoço e que podem começar a descer para os ombros”, além de dores de cabeça, sensação de peso nos ombros e coluna desalinhada.

Prevenção e tratamento

O especialista alerta que é importante se precaver e tratar essa síndrome ainda no começo, para que não haja mais prejuízos à saúde do corpo no futuro. “Para isso, podemos começar diminuindo o tempo que gastamos no celular e tablet e quando formos utilizá-los é interessante sempre movimentar a cabeça, soltar o pescoço e permanecer em posição confortável”, diz Bernardo Sampaio.

Existem alguns exercícios que podem ser feitos a fim de evitar ou diminuir a dor causada pelo text neck, “como movimentar a cabeça, fazendo meia lua e depois girando-a em uma volta completa ou alongar a região do trapézio, inclinando a cabeça, e com o auxílio da mão, puxando levemente para baixo”, ensina o fisioterapeuta.

Raiva: conheça uma das doenças infecciosas mais letais

O que dizem as pesquisas?

Vários estudos estão sendo realizados para saber o quão grave essa síndrome pode ser e de quais maneiras ela pode afetar a qualidade de vida. Alguns deles, apontam que a longo prazo o text neck pode chegar a causar lesões na coluna cervical. No entanto, pesquisas ainda estão sendo realizadas para confirmar essa informação. 

Além disso, o uso de smartphones ainda é recente e por esse motivo é necessário continuar avaliando o assunto ao longo dos anos para que possamos ter certeza sobre como isso pode afetar as pessoas futuramente.

Acompanhe mais conteúdos na revista ‘Cuidando da saúde’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!