8 dicas para aprender a usar meias de compressão
Redação EdiCase
8 dicas para aprender a usar meias de compressão

Veja como usar as meias corretamente para manter a saúde das pernas e prevenir o aparecimento de varizes

Por Paula Amoroso Nunes 

As meias de compressão são grandes aliadas da circulação, sendo uma excelente maneira de manter a saúde das pernas em dia e prevenir o aparecimento de complicações das varizes e de outros problemas vasculares.

“As meias de compressão, como diz o nome, agem comprimindo os vasos sanguíneos da perna, o que melhora a circulação e o retorno venoso, evitando assim que o sangue e líquidos se acumulem nas pernas”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. E engana-se quem acredita que só quem sofre com varizes deve usar essas meias.

“Além de pacientes que já têm problemas de circulação ou varizes, as meias de compressão são recomendadas preventivamente para pessoas que permanecem muito tempo em pé ou sentadas, na mesma posição, e querem prevenir as varizes e suas complicações, principalmente se houver algum histórico familiar de aparecimento desses problemas. Existem, inclusive, meias específicas que podem ser usadas durante os exercícios físicos, que melhoram a performance e auxiliam na recuperação mais rápida da musculatura”, diz a médica.

Mas, apesar dos benefícios, muitas pessoas ainda não utilizam as meias por não saberem usar ou por se sentirem incomodadas com o uso, o que, geralmente, também indica a utilização incorreta. Então, para ajudar nesses casos, a especialista listou algumas dicas para tornar mais fácil a adaptação às meias compressivas. Confira:

> Alergias durante o inverno: veja como combatê-las

1. Escolha a meia correta 

Meias de compressão não são todas iguais. Logo, para garantir a eficácia, é importante escolher aquela que possui a compressão mais adequada para o seu caso. “Existem meias de compressão suave, por exemplo, que são indicadas para quem deseja terminar o dia com a perna mais descansada, mas não possui nenhum problema vascular sério”, diz a Dra Aline.

Que completa afirmando que “as meias de compressão média, por sua vez, são prescritas para contenção do inchaço , quadros de varizes e prevenção de trombose. Por fim, meias de alta compressão são reservadas para pacientes que tiveram trombose venosa ou problemas linfáticos mais graves.”

2. Fique atento ao comprimento 

Além do grau de compressão, as meias também possuem comprimentos diferentes, o que deve ser levado em consideração na hora da escolha. “As meias de comprimento 3/4, isto é, que ficam dois dedos abaixo do joelho, são indicadas na grande maioria dos casos. Já as meias mais altas, como a 7/8 (que fica no meio da coxa) e a meia-calça, podem ser usadas apenas para compor o look ou sob indicação médica”, aconselha a especialista.

3. Vista as meias adequadamente 

Apesar do nome, as meias de compressão não devem ser vestidas de qualquer jeito igual às meias normais, o que pode reduzir sua eficácia e sua durabilidade. “De maneira alguma embole a meia para vestir. O ideal é que antes de vestir você coloque a mão dentro da meia e vire-a do avesso. Então comece a vesti-la, colocando primeiro no pé até o calcanhar e depois até o tornozelo. Em seguida, ajuste a meia corretamente no calcanhar e só então escorregue pelo resto da perna”, diz a médica. 

“É importante que a meia não esteja embolada em nenhuma parte e fique confortável durante o uso, não causando incômodos, o que pode indicar que a meia não foi colocada corretamente ou que a compressão está incorreta. Lembre-se que meia de compressão não é sinônimo de meia apertada.”

> Ayurveda: conheça o estilo de vida e os benefícios para a saúde

4. Coloque as meias assim que acordar 

O ideal é colocar as meias de manhã, logo ao acordar. “Isso porque, dependendo da gravidade do caso, simplesmente levantar da cama e tomar o café da manhã já pode causar certo inchaço, o que dificulta a colocação da meia e reduz sua capacidade de contenção ao longo do dia”, alerta a cirurgiã vascular. 

Mas esquecer de colocar a meia de manhã não é desculpa para deixar de usar durante o dia todo. “É melhor colocar a meia ao longo do dia do que não usar. Caso suas pernas já estejam um pouco inchadas, deixe-as para cima por um momento para que o inchaço diminua um pouco, facilitando assim sua colocação.”

5. Retire as meias na hora de dormir 

As meias de compressão até podem ser usadas durante a noite em casos específicos, mas, no geral, isso não é necessário. “Isso porque, ao deitarmos com as pernas na altura do quadril, não estamos mais sob efeito da gravidade, o que já favorece uma drenagem natural dos líquidos causadores do inchaço. Então, não há necessidade da meia. Por isso, o recomendado é retirá-la antes de deitar”, afirma a Dra. Aline.

6. Use o pé de meia sempre na mesma perna 

Apesar de não ser uma regra, é recomendado que cada pé da meia de compressão seja usado sempre na perna do mesmo lado, principalmente caso você apresente diferenças significativas no diâmetro de uma perna para a outra. “As meias de compressão são extremamente moldáveis e acabam se adaptando a anatomia da perna. Então, é interessante fazer uma pequena marca com uma caneta para saber em qual perna vestir cada pé de meia”, recomenda a médica.

> 5 dicas para melhorar a autoestima

7. Preste atenção na validade da meia 

A compressão das meias tende a diminuir conforme o uso, deixando de cumprir sua função. “Mas a durabilidade das meias de compressão não é fixa, dependendo de uma série de fatores, como a quantidade de meias que você possui, a frequência com que você usa uma meia específica e a maneira com que você utiliza e cuida dessa meia”, diz a especialista.

“Por isso, o melhor é ficar atento e trocar a meia quando perceber que ela já não está comprimindo a perna adequadamente ou contendo o inchaço como antes. Mas lembre-se que isso não ocorre do dia para a noite e sim de maneira gradual”, destaca a especialista.

8. Consulte o médico 

Antes de começar a usar as meias de compressão, é importante consultar um cirurgião vascular para receber orientações específicas quanto ao modelo adequado e o modo de uso. “Uma meia compressiva colocada de forma errada ou com a compressão errada pode garrotear a perna e piorar a circulação. Logo, é indispensável uma visita a um cirurgião vascular antes de utilizá-las”, finaliza a Dra. Aline Lamaita.

Acompanhe mais notícias sobre saúde na  revista ‘Seja Saúde’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!