4 benefícios da massagem para a terceira idade
Redação EdiCase
4 benefícios da massagem para a terceira idade

Confira como a massoterapia pode ajudar a manter o corpo saudável e melhorar a qualidade de vida

Por Carol Tavares 

A população brasileira está envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 30,2 milhões de idosos, 4,8 milhões a mais do que em 2012. Isso representa um aumento de 18% em uma década na quantidade de pessoas acima dos 60 anos. 

A terceira idade pode trazer algumas complicações na saúde, como dores no corpo, osteoartrite e doenças como Parkinson. Uma das alternativas para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida é a massoterapia. Considerando isso, a terapeuta Lourdes Videres separou 4 efeitos positivos e comprovados para adotar de vez a massagem terapêutica em idosos. Confira!

> 8 suplementos alimentares mais consumidos

1. Alívio físico e mental 

A massagem diminui o acúmulo de cortisol no corpo, também conhecido como o “hormônio do estresse”. Além disso, o toque proporciona conforto aos idosos, especialmente para aqueles que estão sem convívio social assíduo há um tempo. 

2. Adeus insônia 

Com massagens semanais, as pessoas dormem melhor , profundamente e por mais tempo, uma vez que estão mais relaxadas. “Uma boa noite de sono melhora a saúde como um todo, já que o corpo tem mais tempo para se recuperar de cada exercício ou qualquer esforço físico”, afirma a terapeuta Lourdes Videres. 

3. Ajuda a melhorar a dor e agitação 

Pode ser usada como parte do tratamento para a osteoartrite, pois ajuda a melhorar a dor e rigidez. “Além do relaxamento, a massagem ajuda ‘soltando’ os músculos e, consequentemente, melhorando a função física ao longo de alguns meses”, explica a especialista. Se for realizada de maneira lenta nas costas em pacientes com Alzheimer, pode aliviar algumas das expressões de agitação que acompanham a doença. 

> Alergias durante o inverno: veja como combatê-las

4. Evita lesões nas articulações e músculos 

As articulações e músculos de idosos tendem a enrijecer, o que dificulta a recuperação de lesões, pois nossa amplitude de movimento é menor. A massagem ajuda a manter os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos sujeitos a lesões. 

Confira mais notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários