Confira como a massoterapia pode ajudar a manter o corpo saudável e melhorar a qualidade de vida
Por Carol Tavares
A população brasileira está envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 30,2 milhões de idosos, 4,8 milhões a mais do que em 2012. Isso representa um aumento de 18% em uma década na quantidade de pessoas acima dos 60 anos.
A terceira idade pode trazer algumas complicações na saúde, como dores no corpo, osteoartrite e doenças como Parkinson. Uma das alternativas para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida é a massoterapia. Considerando isso, a terapeuta Lourdes Videres separou 4 efeitos positivos e comprovados para adotar de vez a massagem terapêutica em idosos. Confira!
> 8 suplementos alimentares mais consumidos
1. Alívio físico e mental
A massagem diminui o acúmulo de cortisol no corpo, também conhecido como o “hormônio do estresse”. Além disso, o toque proporciona conforto aos idosos, especialmente para aqueles que estão sem convívio social assíduo há um tempo.
2. Adeus insônia
Com massagens semanais, as pessoas dormem melhor , profundamente e por mais tempo, uma vez que estão mais relaxadas. “Uma boa noite de sono melhora a saúde como um todo, já que o corpo tem mais tempo para se recuperar de cada exercício ou qualquer esforço físico”, afirma a terapeuta Lourdes Videres.
3. Ajuda a melhorar a dor e agitação
Pode ser usada como parte do tratamento para a osteoartrite, pois ajuda a melhorar a dor e rigidez. “Além do relaxamento, a massagem ajuda ‘soltando’ os músculos e, consequentemente, melhorando a função física ao longo de alguns meses”, explica a especialista. Se for realizada de maneira lenta nas costas em pacientes com Alzheimer, pode aliviar algumas das expressões de agitação que acompanham a doença.
> Alergias durante o inverno: veja como combatê-las
4. Evita lesões nas articulações e músculos
As articulações e músculos de idosos tendem a enrijecer, o que dificulta a recuperação de lesões, pois nossa amplitude de movimento é menor. A massagem ajuda a manter os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos sujeitos a lesões.
Confira mais notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’