Dieta detox: entenda como funciona esse método para emagrecer
Redação EdiCase
Dieta detox: entenda como funciona esse método para emagrecer

Saiba como esse tipo de alimentação pode te ajudar a eliminar toxinas agressivas do organismo

A dieta detox é um processo de detoxificação. Nela, existe uma organização da rotina alimentar que promove estímulos das funções do fígado, intestino e rim. Ela ajuda a eliminar produtos tóxicos do corpo por meio do suor, urina e fezes. 

“O objetivo da dieta é a identificação, eliminação e redução de toxinas (antinutrientes), modulação do paladar e recuperação da atividade funcional do organismo, corrigindo funções digestivas e a permeabilidade alterada do intestino”, explica a nutricionista funcional Helouse Odebrecht.

Conheça a diferença entre dieta e reeducação alimentar

Como funciona a dieta detox

A dieta age eliminando alimentos e produtos que têm na composição elementos agressivos ou tóxicos para o organismo. Nesse caso, Helouse Odebrecht afirma que as melhores opções alimentares para seguir essa dieta são aquelas naturais, baseadas no princípio da boa nutrição. Ela deve conter frutas e verduras e alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Recomendações importantes

A detoxificação ocorre em todas as partes do corpo, com destaque para o fígado, intestino e rim, porém envolve também pulmões, epitélio nasal, cérebro, células imunológicas, pele, entre outros órgãos e regiões. “A dieta é recomendada em situações em que o indivíduo esteja com alguns sinais e sintomas de intoxicação e desequilíbrio funcional do corpo, como enxaquecas frequentes, dores no corpo, retenção de líquidos, histórico de má alimentação e maus hábitos, entre outros aspectos que serão identificados em uma consulta individual”, explica a nutricionista.

Tenha cuidado com a dieta detox

Antes de mais nada, é preciso entender que a dieta detox é algo sério e que o processo deve ser feito com muita cautela. “A detoxificação é um programa que deve ser levado com muita seriedade e orientado por um especialista. Além disso, é necessária toda uma programação alimentar”, esclarece Helouse Odebrecht.

4 atitudes que ajudam a prevenir e tratar o estresse

Consulte um especialista em nutrição

É necessário realizar uma consulta com um especialista para saber se você pode realizar uma dieta detox. “Não é uma dieta que, necessariamente, todos precisam fazer e existem determinados momentos que ela não é recomendada, como na gestação ou no processo de tratamento contra o câncer (quimioterapia) e outras doenças”, alerta a nutricionista.

Veja mais conteúdos na revista ‘Saúde e Bem-estar’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!