6 mitos e verdades sobre dietas e alimentação saudável
Redação EdiCase
6 mitos e verdades sobre dietas e alimentação saudável

Alimentar-se de forma equilibrada é importante para garantir o bom funcionamento do corpo e prevenir doenças. No entanto, nem todas as comidas ou atitudes, popularmente conhecidas e vendidas como saudáveis, são benéficas para o corpo. Por isso, a nutricionista Marina César Silva esclarece algumas dúvidas e dá dicas para você melhorar a a alimentação.

1. O refrigerante light é liberado em dietas?

Mito. A partir da quantidade de calorias indicadas em uma lata de refrigerante açucarado, a estimativa é de que haja o equivalente a duas colheres de sopa ou 30 g de açúcar por lata de 350 ml. Além de possuir muitas substâncias artificiais na composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo.

2. Pular uma refeição por dia economiza calorias?

Mito. Pular as refeições não ajuda a perder mais peso, pelo contrário. O ideal é comer a cada três horas para que o metabolismo continue acelerado ao longo do dia, o que ajuda a queimar calorias e controlar a fome.

3. A dieta vegetariana é pobre em ferro?

Mito. A dieta vegetariana, ao contrário do que muitos pensam, não é pobre em ferro e, aliás, costuma ser mais rica nesse mineral do que a onívora. Por outro lado, a ingestão de vitamina C , que promove a absorção do ferro vegetal, costuma ser 2 vezes maior do que a de onívoros. Deve-se evitar a utilização de quaisquer tipos de chá, mas, principalmente, o chá preto, junto com as refeições, pois ele inibe a absorção de ferro.

4. Pimenta e gengibre queimam calorias?

Verdade. Isso porque são alimentos naturais com efeitos termogênicos, ou seja, ajudam a acelerar a queima de gordura corporal.

5. Salada é a refeição ideal para quem está de regime?

Mito. Na realidade, não é recomendável que você coma só salada. Tudo bem, você vai emagrecer, mas não do jeito que a sua saúde quer. Nós precisamos saber que somente a magreza não é, e jamais será, sinônimo de uma vida leve e saudável. Se você não dispensa a saladinha light, veja se ela contém todos os nutrientes que você precisa.

6. Trocar o arroz branco pelo integral vale a pena?

Verdade. Em relação a quantidade de calorias, a diferença pode surpreender: enquanto duas colheres do integral têm 65 calorias, a mesma quantidade do branco possui 62. Mesmo assim, a troca é vantajosa. O arroz integral, além de manter a saciedade por mais tempo, também contém fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, retardam a absorção de açúcares e gorduras e ajudam a controlar o colesterol. Para completar, ele ainda evita o acúmulo de gordura na região abdominal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!