Veja como as viagens de férias podem aumentar o risco de trombose
Redação EdiCase
Veja como as viagens de férias podem aumentar o risco de trombose

Viajar nas férias é ótimo, mas precisamos ficar atentos a um risco: a trombose. Durante as longas horas do trajeto, a circulação pode ficar comprometida, aumentando as chances de desenvolver trombose venosa profunda. Por isso, é importante cuidar da circulação se quiser evitar esse problema.

O Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular de SP, explica que passar longas horas viajando de carro, ônibus ou avião pode colaborar com o surgimento da condição . Isso porque a pressão venosa aumenta quando estamos parados.

“Quando estamos nessa posição, as pernas ficam paradas para baixo, favorecendo o edema por redução do fluxo venoso, podendo levar a um quadro de oclusão venosa (trombose venosa), que levará à insuficiência venosa crônica e [ao] surgimento de varizes a médio prazo”, diz o médico.

Fatores de risco

Mais comuns em mulheres (na proporção de 4 para cada homem), os problemas vasculares costumam ser predispostos pela hereditariedade, idade, obesidade , gestação, pelo uso de anticoncepcionais e, claro, pela postura. A doença, todavia, tem tratamento e pode ser prevenida.

As meias elásticas são ótimas para ajudar a prevenir casos de trombose durante as viagens (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

Formas de tratamento e prevenção

No caso das viagens, além de fazer uso de medicamentos – se necessário –, também é possível usar meias elásticas para ajudar no retorno venoso dos membros inferiores. Ainda, faça algumas pausas durante o percurso para se movimentar (no caso do transporte aéreo, vale dar uma voltinha pela aeronave) e, assim, auxiliar na manutenção da saúde e da beleza das pernas.

Por Mayra Barreto Cinel

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!