6 alimentos fitness para inserir na dieta
Redação EdiCase
6 alimentos fitness para inserir na dieta

Os alimentos considerados fitness são aqueles que têm como característica principal a contribuição positiva para a saúde e a promoção do emagrecimento ou da manutenção do peso corporal. São amplamente utilizados por pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, praticantes de atividades físicas e aqueles que desejam melhorar a composição corporal.

Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais que trazem diversos benefícios à saúde. Além disso, são baixos em calorias vazias, gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio. A seguir, as nutricionistas Carolina Arbach e Vanessa Gama explicam as vantagens de inseri-los na dieta.

1. Biomassa de banana-verde

Além de conter poucas calorias e dar saciedade, reduz a absorção dos carboidratos e contribui para a saúde do intestino.

2. Frutas e vegetais

Fornecem vitaminas e minerais que são essenciais para o organismo funcionar adequadamente, inclusive para o processo de emagrecimento, crescimento muscular e para a performance esportiva.

3. Tubérculos

Alimentos como mandioca, cará, inhame e batata-doce fornecem carboidratos essenciais para dar energia e são fundamentais quando se trata de ganho muscular. Por terem baixo índice glicêmico, não favorecem o excesso de peso.

Tofu é rico em proteína e ajuda na reparação muscular (Imagem: inewsfoto | Shutterstock)

4. Alimentos proteicos

Alimentos ricos em proteína, como tofu, ovo, frango e peixe, são essenciais para a formação dos músculos e para a reparação muscular após os treinos.

5. Fontes de gorduras saudáveis

Pasta de amendoim sem açúcar, chia, linhaça e abacate podem ser incluídos em diversas receitas e fornecem gorduras essenciais ao organismo, que também dão saciedade.

6. Óleo de coco

Provoca saciedade e é considerado termogênico, ou seja, auxilia na queima de gorduras, na função intestinal e é antioxidante.

Trocas inteligentes para uma receita fitness

É possível deixar mais leve as receitas que são originalmente calóricas. Para isso, as nutricionistas dão algumas dicas:

  • Assar e não fritar;
  • Cozinhar no vapor;
  • Substituir creme de leite e leite condensado por biomassa de banana-verde;
  • Substituir farinha de trigo por farinha de grão-de-bico, farinha de quinoa, de aveia e de amaranto.

“Após a mudança de hábitos alimentares, reduzindo gordura, açúcar e sal, o nosso paladar também se adapta, já que esses alimentos viciam, pedindo sempre por mais”, explica Carolina Arbach.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!